E-Commerce no Brasil: Se o Segmento é Promissor, Por Que Empresas Atuantes Estão no Vermelho?

Autores

  • Adriana Serafim dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Indicadores Financeiros, B2W Digital, Varejo online

Resumo

A mudança de perfil dos novos consumidores tem exigido das organizações inovação em suas operações. Nesse contexto, uma nova modalidade de negócios tem modificado o cenário brasileiro, o e-commerce. Este segmento está em pleno crescimento, com projeções elevadas de faturamento (EBIT, 2013). No entanto, um paradoxo tem intrigado pesquisadores da área. Se o segmento é promissor, por que as empresas do ramo têm resultados negativos? Diante disso, o objetivo do estudo foi verificar o que revela a análise das demonstrações contábeis sobre o desempenho econômico-financeiro da B2W Digital (que atua no varejo on-line) em comparação com outras empresas classificadas no mesmo setor na BM&FBovespa (atuantes no varejo tradicional). Na plataforma teórica foram discutidos os principais indicadores financeiros e econômicos e apresentado um histórico sobre o e-commerce no Brasil. Posteriormente foi realizada análise documental nas demonstrações contábeis das referidas empresas no período de 2007 a 2012. Foi constatado que as principais causas para o baixo desempenho da B2W Digital no período analisado foram: desequilíbrio na gestão dos prazos médios, ou seja, a organização paga seus fornecedores em prazos bem menores do que recebe de seus clientes, por isso a necessidade de financiar sua operação com recursos onerosos de curto prazo, principalmente empréstimos e antecipações de recebíveis, o que acarreta em despesas com taxas e juros; elevado grau de endividamento; baixa margem bruta, devido ao custo da mercadoria vendida que consome mais de 70% de sua receita líquida; e, finalmente, aumento das despesas operacionais, principalmente em distribuição.

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Biografia do Autor

Adriana Serafim dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Contadora pela Universidade Federal de Uberlândia

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Unviersidade Federal de Uberlândia.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-04-20

Como Citar

Santos, A. S. dos, & Miranda, G. J. (2015). E-Commerce no Brasil: Se o Segmento é Promissor, Por Que Empresas Atuantes Estão no Vermelho?. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 3(1), 54–68. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/recfin/article/view/23041

Edição

Seção

Seção Nacional