DA ESCOLA NO PARA A DO CAMPO NO BREJO PARAIBANO, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E QUALIDADE DOS SERVIÇOS: O QUE PODEMOS FAZER?
Palavras-chave:
Educação Rural. Brejo Paraibano. FormaçãoResumo
Este artigo decorre de experiências de pesquisa e de extensão desenvolvidas por integrantes do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR) Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Partimos um levantamento (PIVIC/ PIBIC, 2011/2012) estudando como programas e projetos contribuir para mudanças no nível dos serviços educacionais ofertados nas escolas rurais da Microrregião do Brejo Paraibano. Ao mesmo tempo buscamos desenvolver ações de extensão junto aos profissionais de educação que nestas instituições, de forma subsidiar a adoção uma pedagogia calcada na Educação do Campo. Assim, nos embasamos em dados advindos do diagnóstico – via observação, entrevista e análise documental – de aspectos que permeavam a adoção e implantação de programas no/do rural. A análise qualitativa nos permitiu entender, por exemplo, como a adoção de material didático adotado via programas - como o da Escola Ativa e os da Coleção Girassol: Saberes e Fazeres do Campo – podem facilitar ou dificultar a prática educativa nestes espaços escolares. Também percebemos como os serviços educacionais podem melhorar com fomentos advindos de programas como o PDDE Campo e o PROINFO. Com isso construímos uma base para planejar, desenvolvermos, desde 2011, ações de extensão voltadas para a formação continuada destes profissionais que atuam no espaço rural do Brejo Paraibano, como seminários e cursos de extensão, com financiamento do PROEXT, sempre buscando oferecer aos participantes subsídios para que posam compreender e agir de forma a possibilitar aos alunos uma valorização da identidade da vida do sujeito da escola rural.Downloads
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