Diretrizes Para Autores

Orientações para submissão

A submissão é feita exclusivamente na plataforma da Revista. Para tanto, os autores devem ativar o seu cadastro. Por meio de login e senha, os autores farão tanto a submissão quanto acompanharão o processo editorial referente a seu manuscrito.

O manuscrito pode ser enviado para uma das seguintes seções: Dossiê, Artigos, Ensaios, Relato de Experiência e Entrevista.

Antes de realizar a submissão, observar para que o manuscrito cumpra os seguinte critérios:

- atende aos quesitos éticos e aspectos normativos indicados nas Diretrizes para Autores;
- é de autoria própria e inédito;
- foi revisado quanto ao gramatical, ortográfico e
- não está em processo de avaliação por outro periódico;
- no texto não há indícios que permitam a identificação do(s) autor(es);
- para assegurar a avaliação por pares, foi verificado e removido do arquivo, na opção Propriedades no Word, possível identificação de autoria;
- foi inserido no arquivo template da RLE e a submissão será em arquivo no formato Microsoft Word.

Diretrizes para Autores

Cada autor pode ter somente um manuscrito submetido e, em sendo publicado, deverá esperar o intervalo de um número publicado até proceder a uma nova submissão.

Cada manuscrito pode ter até 3 (três) autores, sendo pelo menos um com titulação de Mestre ou Doutor. Quando de autoria individual, o autor deve ter título de Mestre ou Doutor. Todos devem possuir cadastro no ORCID ID, informando seu número do Open Researcher and Contributor ID. Caso não tenham, devem proceder ao seu Registro de Orcid (https://orcid.org/register).

Serão aceitos manuscritos, inseridos no arquivo template da RLE, escritos em português ou espanhol. O título, Resumo e Palavras-chave devem ser apresentados no idioma no qual o manuscrito foi redigido e também, em outro idioma, podendo ser espanhol ou inglês.

Artigo: de 7 a 12 páginas ao todo, incluindo as Referências.

Entrevista com pesquisador(a) na área de educação ou ensino: de 5 a 12 páginas.

Relato de Experiência: de 7 a 12 páginas ao todo, incluindo as Referências.

Configuração das margens, espaçamento, tipo e tamanho da Fonte: de acordo com o Template. Em todos os manuscritos devem ser observadas as regras da ABNT vigentes.

Título: com até 14 palavras, incluindo o sub-título (se for o caso).

Resumo: deverá conter entre 100 (mínimo) e 250 (máximo) palavras O resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas, redigido em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Deve conter objetivos, metodologia e resultados da pesquisa. Convém usar o verbo na terceira pessoa.

O título "Resumo" deve anteceder o texto do resumo na primeira linha, escrito em negrito, seguido de dois pontos. O texto dos resumos (língua vernácula e estrangeira) deve ser justificado, escrito em fonte tamanho 11 e ter espaçamento simples entrelinhas. As palavras-chave devem estar imediatamente abaixo do resumo e devem ser separadas por ponto final.

Palavras-chave: de 3 (três) a 5 (cinco), em ordem alfabética, com letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula.

Tanto o resumo como as palavras-chave deverão ser organizados estritamente conforme o contido na ABNT 6028 (2021). 

Título, Resumo e Palavras-chave, após tradução realizada por profissional da área de língua estrangeira, devem constar de acordo com o template disponível.

Ressaltamos que a tradução não seja oriunda de programas de tradução, sob risco de imprecisão e sujeito ao não aceite da submissão.

Artigos e relatos de experiência devem ser apresentar Introdução, Desenvolvimento - apresentação das ideias, argumentação e fundamentação teórica -, Metodologia, Apresentação e Análise dos resultados, Considerações Finais. Fica à critério do(s) autor(es) as expressões a serem utilizadas para essas seções.

Quando forem feitas citações, observar as orientações do documento Citações - ABNT NBR 10520:2023 - norma atualizada em julho de 2023.

Notas explicativas: caso o(s) autor(es) entendam necessário, poderão utilizar notas explicativas, devendo apresentá-las como notas de fim.

Nas Referências devem constar exclusivamente e na totalidade dos materiais que foram mencionados no texto, seja como citação direta ou indireta. Devem seguir o que consta no documento: Referencias - ABNT NBR 6023:2018 - Informação e documentação - Referências.

A fonte itálica fica reservada para as palavras estrangeiras.