Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Medicina & Pesquisa?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Tipos de trabalhos e critérios para seleção/avaliação


Os editores da Revista Medicina & Pesquisa avaliarão para publicação artigos originais, artigos de revisão sistemática da literatura, relatos e séries de casos, resumos de teses e dissertações e cartas ao editor. Revisões narrativas serão publicadas apenas por solicitação do Conselho Editorial a especialistas em determinada temática.


•    Artigos originais – Devem conter novos dados, oriundos de um número representativo de pacientes, utilizando métodos adequados, válidos e confiáveis. Os artigos originais não devem ultrapassar 3.500 palavras e 30 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.


•    Artigos de revisão – Revisões sistemáticas, com ou sem meta-análise, objetivas e concisas delineadas para reunir informações relevantes e atualizadas sobre um tópico específico de particular interesse e importância em medicina e saúde. Revisões sistemáticas devem conter no máximo 6.000 palavras e 60 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.


•    Relatos e séries de casos – Devem fornecer uma curta descrição original de casos particularmente interessantes para pesquisadores e clínicos.  Apesar de concisos, os relatos devem trazer um descrição cronológica detalhada dos casos, destacando sua relevância e originalidade. Os autores devem fornecer revisão da literatura sobre os aspectos clínicos e terapêuticos do tópico relatado, comparando-o com casos similares descritos na literatura científica internacional. Relatos e séries de casos não devem ultrapassar o limite de 1.500 palavras e 15 referências. Na parte textual, devem apresentar as seções de Introdução, Relato do Caso, Discussão e Conclusões.


•    Resumos de Teses: Resumos de dissertações de mestrado ou teses apresentadas e aprovadas nos últimos 12 meses, contados em relação à data de envio do resumo. Devem conter, aproximadamente, 300 palavras. Não haverá revisão do texto dos Resumos de Teses. No arquivo enviado, informar: nome completo do autor e do orientador; membros da banca; data de apresentação e a identificação do programa de pós-graduação em que a dissertação/tese foi desenvolvida e apresentada. A publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em outro periódico.


•    Cartas ao editor – Comunicações discutindo artigos recentemente publicados nesta Revista, descrevendo pesquisas originais. As cartas não devem ter mais de 500 palavras e cinco referências.

 

Declaração de Responsabilidade e Cessão de Direitos Autorais: Todos os autores dos manuscritos aprovados deverão assinar e encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais, previamente à publicação. Toda e qualquer referência a empresas, instituições ou pessoas deve ser autorizada por escrito pelos citados e essa autorização deve ser enviada como arquivo suplementar.

Carta de Apresentação: Deve conter assinatura de todos os autores, responsabilizando-se pelo conteúdo do trabalho, porém apenas um deve ser indicado como responsável pela troca de correspondência. Deve conter também telefone, fax e endereço para contato.

Aspectos Éticos: Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) segundo as normas da Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 466/12. Deve-se incluir também, no manuscrito, o número do parecer de aprovação pela Comissão de Ética em Pesquisa. Nos trabalhos experimentais envolvendo animais, os Princípios Éticos na Experimentação Animal do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA) devem ser respeitados.


A submissão de artigos deve seguir as seguintes normas:

- 1a Página - Identificação: A página de identificação do manuscrito deve conter os seguintes dados:

•Título completo com até 15 palavras, em letra maiúscula e centralizado, e título resumido com até 45 caracteres (para fins de legenda nas páginas impressas); deve refletir o conteúdo do trabalho.

•Autores: nome e sobrenome de cada autor, qualificação ou titulação acadêmica e afiliação de cada um (unidade/instituição/cidade/estado/país). Para mais de um autor, separar por vírgula;

•Autor de correspondência: indicar o nome, endereço completo, e-mail e telefone do autor de correspondência, o qual está autorizado a aprovar as revisões editoriais e complementar demais informações necessárias ao processo; a Revista não publica endereços eletrônicos comerciais.

•Palavras-chaves: termos de indexação ou palavras-chave (cinco) em português e em inglês; recomenda-se a utilização do DeCS – Descritores em Ciência da Saúde da Bireme.

- 2a Página - Resumo: Deve ser redigido na língua apresentada (resumo, abstract ou resumen). Deve conter até 300 palavras, com espaçamento simples entre linhas, apresentado de forma estruturada, explicitando em negrito os itens Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões nos artigos originais. Deve ser conciso e não conter citações, abreviaturas e símbolos. Para relatos de casos, o resumo deve conter justificativa e objetivos, relato do caso, discussão e conclusão.


3a Página: Deve conter o abstract em língua inglesa, que deverá ser a tradução fiel do texto em português, com o máximo de 300 palavras. Citando as key words de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde ou da Medical Subject Headings (MeSH). Quando o artigo for redigido em língua estrangeira deverá, necessariamente, apresentar resumo e descritores de assunto em Português.


Páginas seguintes

- Texto: Deverá ser iniciado a partir da quarta página. Os artigos originais devem conter obrigatoriamente Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Os relatos de caso devem conter Introdução, Relato do Caso, Discussão, Conclusão e Referências.

Nos artigos originais, a Introdução deverá estabelecer com clareza o objetivo do trabalho e sua relação com outros trabalhos na mesma área. Extensas revisões da literatura deverão ser substituídas por referências a publicações mais recentes.

Na seção de Métodos, a descrição deverá ser breve, porém suficientemente clara para possibilitar a perfeita compreensão e a possível reprodução do trabalho. Processos e técnicas já publicados, a menos que tenham sido modificados, deverão ser referenciados por citação.

Os Resultados devem ser apresentados de forma clara e concisa, com tabelas e figuras, quando necessário, para garantir mais efetiva compreensão dos dados, devendo haver suficiência e clareza; tabelas e figuras auto-explicativas;  orienta-se evitar superposição dos dados como texto e tabela.

A Discussão deverá ser restrita à interpretação e significado dos dados obtidos e resultados alcançados, relacionando-os aos conhecimentos já existentes e disponíveis; confronto com trabalhos similares; resposta ao problema de pesquisa; observar parcimônia quanto a inferências não baseadas nos resultados; generalizações e/ou aplicações práticas; limitações do trabalho.

Conclusões diretas e relacionadas aos objetivos. As citações devem ser feitas utilizando o sistema numérico na identificação dos autores mencionados, de acordo com a ordem em que forem citados no texto.

Os números que identificam os autores devem ser sobrescritos. Se forem sequenciais, deverão ser indicados o primeiro e o último, separados por hífen, ex.: 1-4; quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: 2,6,8

As medidas de valores de mensuração, radiação e laboratorial devem ser baseadas nas Unidades do Sistema Internacional, disponível em língua portuguesa no INMETRO. Em relação a medicamentos apenas o nome genérico deve ser citado nos artigos.

- Referências: A Revista adota as Normas de Vancouver. Devem ser citados todos os autores, quando até seis; acima deste número, citam-se os seis primeiros seguidos de et al. O título do periódico deve ter seu nome abreviado de acordo com a List of Journals Indexed in Index Medicus, disponível nos links http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html ou http://www.nlm.nih.gov/citingmedicine.

Não se recomenda a citação de trabalho não publicado ou apresentado em eventos. Referências com mais de cinco anos devem limitar-se às fundamentais. Incluir referências acessíveis aos leitores. Devem ser indicadas apenas as referências utilizadas no texto.

Exemplos:

- Artigos:

Autor(es). Título do artigo. Título do Periódico. Ano. Volume. Número. Págs.

Sánchez E, Vidán MT, Serra JA, Fernandés-Avilléz, F, Bueno H. Prevalence of geriatric syndromes and impact on clinical and functional outcomes in older patients with acute cardiac diseases. Heart 2011; 97 (19):1602-6.

Dhiman RK, Kurmi R, Thumburu KK, Venkataramarao SH, Agarwal R, Duseja A. et al Diagnosis and prognostic significance of minimal hepatic encephalopathy in patients with cirrhosis of liver. Dig Dis Sci. 2010;55(8):2381-90.

- Capítulo de livro:

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Autor(es). Título. Edição. Local de Publicação: editora; ano. Página inicial-final do capítulo.

Mitchell RN, Schoen FJ. Blood Vessels. In: Kumar V, Abbas AK, Fausto N, Mitchell RN. Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease. 8th ed. Philadelphia: Elsevier, 2009.

- Livro:

Autor(es). Título. Edição. Local de Publicação: editora; ano.

Chagas CR, Menke CH, Vieira RJS, Boff RA. Tratado de Mastologia da SBM. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2011.

- Material disponível na internet:

Autor(es). Título. Revista. Ano. Data de acesso. Endereço eletrônico.

Dupuy  JP. Os desafios éticos da nanotecnologia. Revista Interfaces[Internet].2003 [ Acesso em 24 nov 2013]. Disponível em: http://www.iiep.org.br/pdfs/doc023.pdf.

Cosgrove  GR. Cirurgia para Transtornos Psiquiátricos. Psiquiatria Geral [ Internet] .2003 [Acesso em 22 mai 2011]; Disponível em: http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/cirurgia.htm.

- Ilustrações

Tabelas e quadros deverão ser limitadas a cinco no conjunto, e não devem repetir os dados já descritos no texto. Deverão ter título breve, com local e ano da coleta de dados. Deverão ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem inseridas no texto e apresentadas no próprio corpo do texto. Para elaboração deve-se utilizar o Word ou outro editor de texto em preto e branco.

As notas explicativas devem ser colocadas no rodapé das tabelas e quadros. As figuras (desenhos, fotografias e gráficos) produzidos pelos autores são limitadas a 5 no conjunto, contudo, desde que justificado, exceções serão consideradas pelo corpo editorial. Também deverão ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na ordem em que forem inseridas no texto e apresentadas no próprio corpo do texto. Estas deverão ser em preto e branco.

Os arquivos digitais de fotos e desenhos deverão ser apresentados nos formatos JPG, com resolução mínima de 300 dpi e medir, no mínimo, 10cm de largura (para uma coluna) e 20cm de largura (para duas colunas). Os gráficos precisam ter seus eixos nomeados.

Todas as ilustrações deverão ser enviadas em arquivos anexos, não sendo incorporadas no editor de texto; devem ser nomeadas, possuir legendas explicitando o conteúdo da imagem e indicação sua localização no texto.


- Abreviaturas e Siglas:

Devem sempre ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez no texto. Abreviaturas e símbolos devem obedecer a padrões internacionais. No rodapé das figuras e tabelas devem sempre ser discriminados o significado das abreviaturas, símbolos e outros sinais. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, deverão vir acompanhadas de autorização por escrito do autor ou editor, constando a fonte de referência onde foi publicada.


- Agradecimentos:

Este item é opcional. Contribuições de pessoas que prestaram colaboração intelectual ao trabalho como assessoria científica, revisão crítica da pesquisa, coleta de dados entre outras, mas que não preencham os requisitos para participar de autoria, desde que haja permissão expressa dos nomeados. Também poderão ser mencionadas as agências de fomentos e outras instituições que deram apoio, assistência técnica e outros auxílios.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.

  3. URLs para as referências foram informadas.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte Times New Roman de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); os locais onde serão inseridas as figuras e tabelas estão indicadas no texto; as figuras foram enviadas em anexo.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.