Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Sæculum – Revista de História?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

2. No caso de artigo, a proposta de publicação deve ser enviada com três (3) arquivos distintos:



a. o principal, contendo o texto do artigo, com extensão de 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco) páginas; digitado em programa compatível com o Editor de Texto Word for Windows versão 2007 ou posterior (arquivo em formato “DOC” ou “DOCX”); com a seguinte formatação: fonte Times New Roman corpo 12; espaço entre linhas de 1,5; margens de 2 cm; papel A4. Este arquivo deve ser identificado com o último sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculas (exemplo: “SOBRENOME_artigo.doc” ou “SOBRENOME1-SOBRENOME2_artigo.doc”), sendo que no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo não devem constar quaisquer informações sobre a autoria do mesmo;

b. o segundo arquivo, identificado como “SOBRENOME_dados.doc”, deverá conter todas as informações sobre o(s) autor(es), especialmente titulação, vínculo institucional, financiamento da pesquisa (quando houver) e formas de contato (e-mail, telefones e endereço postal);

c. o terceiro arquivo, identificado como “SOBRENOME_resumo.doc”, deverá conter o resumo do artigo em língua portuguesa, com até 300 (trezentas) palavras; e até 3 (três) palavras chave. O arquivo deve conter também um abstract em língua inglesa com até 300 (trezentas) palavras e até 3 (três) keywords. No caso de texto redigido em outro idioma dentre os aceitos pelo periódico, poderá apresentar résumé; e mots-cléf, quando redigido em francês; riassunto e paroli chiavi quando redigido em italiano; e resumen e palabras clave quando redigido em espanhol, mas nestes casos obrigatoriamente deverá apresentar o resumo e as palavras chave em português.

OBS.: os 3 arquivos podem estar compactados num arquivo formato ZIP ou RAR, para evitar que os dados se corrompam durante o envio on line.



3. As notas de rodapé devem ater-se ao mínimo necessário, não excedendo o total de 60 (sessenta). Devem ainda seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman corpo 10; espaço entre linhas simples; e um máximo de 10 (dez) linhas em cada nota.



4. As resenhas deverão ter entre 8 (oito) e 12 (doze) páginas, e devem versar sobre obra publicada no Brasil ou no exterior, durante os últimos 18 (dezoito) meses antes da submissão da resenha. Tanto estas como as demais categorias de propostas de publicação devem seguir as indicações de digitação e normatização estabelecidas para os artigos, bem como a forma de encaminhamento dos originais, sem a necessidade, contudo, do arquivo “SOBRENOME_resumo.doc”.



5. Caso o trabalho contenha imagens (fotos, reproduções de obras de arte, tabelas, gráficos, etc), essas não poderão exceder o número de 10 (dez) e deverão ser enviadas em arquivos independentes, no formato JPEG ou TIFF, a cores ou em branco e preto, com resolução mínima de 300 dpi e dimensões máximas de 15 cm x 21 cm. O local de inserção das imagens no corpo do texto deve ser indicado por legenda (Ex.: “Figura 1”, etc., etc.). A responsabilidade pela cessão dos direitos autorais das imagens por seus detentores, para publicação na revista, é de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) do artigo/resenha submetido à Sæculum. Caso essa documentação não seja apresentada em tempo hábil à Comissão Editorial da Sæculum o material não será publicado.



6. Caso o texto contenha caracteres especiais – como alfabeto grego, hebraico, cirílico, chinês, japonês, coreano, hindu, ou sinais matemáticos, por exemplo – a fonte utilizada (arquivo formato “TTF”) deve ser enviada à Comissão de Editoração juntamente com os arquivos “DOC” ou “DOCX” da proposta.



7. Traduções devem ser acompanhadas da autorização do autor do texto original ou dos detentores dos direitos autorais de publicação.



8. As referências bibliográficas das citações, obras e autores comentados devem ser feitas apenas em notas de rodapé, através do sistema numérico, segundo normas da ABNT (NBR 6023: ago. 2002). A revista Sæculum NÃO publica bibliografia/ referências ao final dos trabalhos.



EXEMPLOS:



Ø PRIMEIRA CITAÇÃO EM NOTA DE RODAPÉ:



ARTIGO DE PERIÓDICO:



ALMEIDA, Maria Celestino de. “Trabalho compulsório na Amazônia: séculos XVII-XVIII”. Revista Arrabaldes, ano I, n. 2, set./dez. 1988, p. 101-117.



MENEZES, Maria de Nazaré Ângelo & GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. “Exploração de Madeiras no Pará: semelhanças entre as fábricas reais do período colonial e as atuais serrarias”. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, vol. 15, n. 3, set./dez. 1998, p. 127.



TRABALHO EM ANAIS DE EVENTOS:



RODRIGUES, Lúcia Lima & SANGSTER, Alan. “The role of the State in the development of accounting in the Portuguese-Brazilian Empire: 1750-1822”. In: Academy of Accounting Historians Research Conference, 03-04 jun. 2011, Washington, EUA, p. 56.



CAPÍTULO DE LIVRO:



MENEZES, Mozart Vergetti de & PAIVA, Yamê Galdino de. “Ilustração, população e circuitos mercantis: a capitania da Paraíba na virada do século XVIII”. In: OLIVEIRA, Carla Mary S.; GONÇALVES, Regina Célia & MENEZES, Mozart Vergetti (orgs.). Ensaios sobre a América Portuguesa. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2009, p. 173.



SCHWARTZ, Stuart. “O Brasil colonial – 1580-1750: as grandes lavouras e as periferias”. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina – Vol. II. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre Gusmão, 1998, p. 339-421.



LIVRO:



ARRUDA, José Jobson de Andrade. O Brasil no comércio colonial. São Paulo: Ática, 1980, p. 275-278.



TESE/ DISSERTAÇÃO/ MONOGRAFIA:



JUCÁ NETO, Clóvis Ramiro. A urbanização do Ceará setecentista: as vilas de Nossa Senhora da Expectação do Icó e de Santa Cruz do Aracati. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2007, p. 361.



RIBAS, Rogério de Oliveira. Tropeirismo e escravidão: um estudo das tropas de café das lavouras de Vassouras, 1840-1888. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1989, p. 180-197.



Ø DEMAIS CITAÇÕES DA MESMA OBRA EM NOTAS DE RODAPÉ:



ARTIGO DE PERIÓDICO:



ALMEIDA, “Trabalho compulsório...”, p. 104.



MENEZES & GUERRA, “Exploração de Madeiras...”, p. 129.



TRABALHO EM ANAIS DE EVENTOS:



RODRIGUES & SANGSTER, “The role of the State...”, p. 49.



CAPÍTULO DE LIVRO:



MENEZES & PAIVA, “Ilustração, população...”, p. 173.



SCHWARTZ, “O Brasil colonial...”, p. 345.



LIVRO:



ARRUDA, O Brasil no comércio..., p. 280.



TESE/ DISSERTAÇÃO/ MONOGRAFIA:



JUCÁ NETO, A urbanização do Ceará..., p. 361.



RIBAS, Tropeirismo e escravidão..., p. 184.


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico científico; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato compatível com os processadores de textos Microsoft Word ou OpenOffice (formato DOC), desde que não ultrapassem os 2Mb.
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço 1,5; fonte Times New Roman corpo 12; empregar itálico ao invés de sublinhar; endereços de páginas de internet não estão sublinhados ou em cor azul; figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.