Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico científico; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato compatível com os processadores de textos Microsoft Word ou OpenOffice (formato DOC), desde que não ultrapassem os 2Mb.
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
- O texto segue o Arquivo modelo está em espaço 1,15; fonte Arial corpo 11; empregar itálico ao invés de sublinhar; endereços de páginas de internet não estão sublinhados ou em cor azul; figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não em seu final.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
Diretório dos Índios: Políticas Indígenas e Indigenistas na América Portuguesa
Diretório dos Índios: Políticas Indígenas e Indigenistas na América Portuguesa (44 jan./jun. 2021)
Resumo: O reinado de D. José I representa um marco importante na história dos indígenas. Nesse período, a Coroa expulsou os jesuítas da colônia, mandou erguer vilas e povoados em antigos aldeamentos dirigidos pelos missionários e operou uma profunda reforma no processo de governança dos índios, editando novas leis sobre seus direitos e deveres. O mais importante responsável pelas reformas do período foi o secretário de Estado Sebastião José de Carvalho e Melo, posteriormente conhecido como Marques de Pombal, que defendeu, propôs e implementou o novo corpo legal. Com isso, terminou gerando transformações importantes e de largo alcance na vida dos ameríndios e nas relações deles com a sociedade colonial. Enquanto as interpretações clássicas sobre o Diretório do Índios, ou Diretório pombalino, frequentemente salientam os efeitos destrutivos e deletérios da nova legislação sobre a organização social e política dos indígenas aldeados e independentes, as novas abordagens revisitam o tema em busca do protagonismo dos grupos étnicos e das novas formas de organização social, política e etnicidades desenvolvidas entre eles durante a vigência do Diretório. Partindo dessas assertivas, propomos um número temático para a Sæculum - Revista de História, agregando estudos que apresentem resultados originais de pesquisas com diversas historicidades, diálogos interdisciplinares e fontes documentais que tratem do processo de implantação do Diretório dos Índios nas diferentes capitanias da América Portuguesa, destacando as agências indígenas de negociação e negação nas diferentes formas de recepção da referida Lei, assim como pretendemos reunir os pesquisadores do tema e incentivá-los a fazer um balanço sobre o estado da arte.
Palavras-chave: povos indígenas; Diretório pombalino; políticas indigenistas; identidades indígenas.
Organizadoras: Juciene Ricarte Apolinário (Universidade Federal de Campina Grande) e Vânia Maria Losada Moreira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Prazo para envio: 20/02/2021
Declaração de Direito Autoral
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.