Sobre a Revista

Foco e Escopo

Sæculum - Revista de História é publicada pelo Departamento de História da UFPB desde 1995 e, a partir de 2004, passou a ser também o periódico do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Com uma periodicidade semestral, a revista tem uma linha editorial direcionada à publicação de pesquisas inéditas e ao debate no campo da História e da Cultura Histórica em suas diversas interfaces, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores(as) do Brasil e do exterior.

A Sæculum é indexada no LatindexGoogle ScholarEBSCOROADEZB e Diadorim.

Inicialmente divulgada no formato impresso, a Sæculum adotou a versão digital a partir de 2011. Trata-se de um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.

A Sæculum utiliza o Digital object identifier (DOI) desde 2019.

Diretrizes éticas

A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE.

Taxa de processamento de artigos

Esta revista não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todas as propostas serão submetidas à análise de membros da Comissão Editorial para a verificação de aspectos ligados ao conteúdo, forma e pertinência dos temas, antes de serem encaminhadas aos pareceristas. As propostas que não contemplarem as normas editoriais não serão consideradas.

Em seguida, os trabalhos são analisados por dois pareceristas doutores(as), sejam membros do Conselho Consultivo, sejam avaliadores ad hoc. Trata-se de uma avaliação cega por pares. Em caso de impasse inicial, o material é enviado a um terceiro parecerista. Esse processo é realizado na plataforma Open Journal System (OJS), que omite os nomes dos articulistas e pareceristas, preservando o anonimato e a avaliação duplo cega.

Política de conflito de interesse

No momento da submissão do manuscrito, os autores precisam assinalar que não existe nenhum tipo de conflito de interesse em seus trabalhos.

Por sua vez, no momento da avaliação dos artigos, "passo 2" (Diretrizes de avaliação), os pareceristas recebem a notificação de que "caso haja algum tipo de conflito de interesses quanto à proposta da submissão, pedimos que avise imediatamente a comissão editorial sobre a sua indisponibilidade em realizar a avaliação".

Para mais informações sobre o conflito de interesse, acesse as Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de antiplágio

A Sæculum utiliza o software Plagius e reserva-se no direito de rejeitar o trabalho caso este problema seja verificado.

Licença de uso

Os artigos publicados estão sob a Licença Creative Commons - Atribuição Não-Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Portanto, o conteúdo pode ser copiado, adaptado, modificado, desde que sejam indicadas a origem, a autoria, as alterações feitas e desde que seja para uso não comercial.

Política de arquivamento

A Sæculum usa o sistema LOCKSS desenvolvido pela Universidade de Stanford. O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação de periódicos do sistema Open Journal System no Brasil.

Política de Preservação Digital

A Sæculum segue os padrões definidos pela Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

Propostas de Dossiês temáticos 

Bienalmente, a Sæculum lança uma chamada para pesquisadores apresentarem propostas para dossiês temáticos. Solicitamos que os interessados consultem o item Anúncios para informações sobre prazos e normas.

Mídias sociais

Em sintonia com as novas mídias e linguagens digitais, que potencializam a divulgação do conhecimento acadêmico, a Sæculum mantém páginas atualizadas no Facebook, Instagram e Academia.edu.

Próximas edições

Dossiê - História da Polícia no Brasil - Sæculum (vol. 27, n. 47, jul./dez. 2022)
 
Organizadores: Prof. Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE) e Prof. Dr. Marcos Luiz Bretas da Fonseca (UFRJ)
 

Antes relegada à condição de “não-assunto”, a polícia e o trabalho policial foram durante muito tempo considerados temas desinteressantes pelas Ciências Humanas, sendo colocados à margem das pesquisas acadêmicas. No entanto, esse campo de estudos apresentou, no decorrer das últimas décadas, um expressivo crescimento e fomentou importantes discussões a respeito das relações dos aparatos policiais com o Estado e com a sociedade. Compreendendo a polícia como uma das principais agências estatais voltadas para a governança no mundo contemporâneo e atentando para o crescimento de trabalhos historiográficos sobre o tema, propomos um número temático para a Sæculum - Revista de História, com o objetivo de agregar estudos e pesquisas que problematizem a formação e a estruturação de forças policiais (de vertente civil e militar) no Brasil em diversas temporalidades (desde o período imperial ao período republicano) tentando recuperar, entre outras coisas, as dimensões cotidianas da atividade policial, a construção de saberes específicos sobre o controle do espaço público e as identidades construídas e/ou assumidas pela instituição e pelos próprios policiais ao longo desse período.

Palavras-chave: Polícia; História; Brasil.

Previsão de publicação: janeiro de 2023

***

Para contato e dúvidas, envie um e-mail:

saeculum@cchla.ufpb.br