Anúncios

  • CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊ 

    2022-02-08

    CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊ

    A Sæculum, revista de História vinculada ao Departamento de História ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, convida pesquisadores e docentes a encaminharem até 31 de julho de 2022 proposta de dossiê para integrar um dos próximos números (2023/1, 2023/2, 2024/1 e 2024/2) do periódico.

    Com periodicidade semestral, a Sæculum dedica-se à divulgação e debate de pesquisas no campo da História e da Cultura Histórica e suas diversas interfaces, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores do Brasil e do exterior. A revista está avaliada como Qualis B1 pela CAPES (A3 no Qualis referência 2017/2018) e é indexada no Google Scholar e no Latindex (Qualis B1).

    A seleção dos dossiês será realizada pelos Conselhos Editorial e Consultivo da revista. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância, aderência ao campo da História e da Cultura Histórica e suas diversas interfaces, e clareza, priorizando-se aquelas que demonstrarem potencialidade e viabilidade do dossiê após sua publicação, tanto no Brasil quanto no exterior.

    Após a aprovação do dossiê, será aberta chamada específica para envio de artigos inéditos, seguindo as normas de submissão e de avaliação da revista.

    ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DE PROPOSTA

    1) A proposta deverá ser submetida por dois organizadores doutores (com no mínimo 5 anos de doutorado), de instituições distintas, havendo a necessidade de ao menos um dos proponentes ser credenciado a um programa de Pós-graduação;

    2) A proposta deverá ser enviada para o e-mail saeculum@cchla.ufpb.br, constando de título (até 25 caracteres com espaço), resumo (entre 1200 e 1500 caracteres com espaço), palavras-chave (de 3 a 5);

    3) A proposta deverá ser acompanhada de um texto descrevendo as potencialidades e viabilidades do dossiê, tanto no Brasil quanto no exterior (quando for o caso);

    4) A proposta deverá ser acompanhada de um texto da “chamada para publicação” (call for papers);

    5) As propostas serão analisadas e avaliadas pelos Conselhos Editorial e Consultivo da revista Sæculum e classificadas, considerando o foco e escopo, conforme sua relevância e pertinência;

    6) Os proponentes deverão redigir e assinar um Termo de Compromisso no qual se comprometem a cumprir os prazos estabelecidos para o Dossiê, as Normas de publicação e os trâmites editoriais da revista Sæculum.

    7) O número temático (dossiê) publicará entre 6 (mínimo) e 10 (máximo) artigos.

    Dados cadastrais exigidos:

    Título do Dossiê:

    Resumo:

    Palavras-chave:

    Title:

    Abstract:

    Keywords:

    Dados dos proponentes/organizadores

    Proponente 1

    Nome completo:

    Titulação:

    Vínculo institucional:

    Link do Currículo Lattes:

    ORCID ID:

    E-mail:

    Endereço:

     

    Proponente 2

    Nome completo:

    Titulação:

    Vínculo institucional:

    Link do Currículo Lattes:

    ORCID ID:

    E-mail:

    Endereço:

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊ 
  • Chamada de artigos - História da Polícia no Brasil

    2022-02-07

    Dossiê Temático: História da Polícia no Brasil - Saeculum (vol. 27, n. 47, jul/dez. 2022)

    Organizadores: Prof. Dr. Wellington Barbosa da Silva (UFRPE) e Prof. Dr. Marcos Luiz Bretas da Fonseca (UFRJ)

    Antes relegada à condição de “não-assunto”, a polícia e o trabalho policial foram durante muito tempo considerados temas desinteressantes pelas Ciências Humanas, sendo colocados à margem das pesquisas acadêmicas. No entanto, esse campo de estudos apresentou, no decorrer das últimas décadas, um expressivo crescimento e fomentou importantes discussões a respeito das relações dos aparatos policiais com o Estado e com a sociedade. Compreendendo a polícia como uma das principais agências estatais voltadas para a governança no mundo contemporâneo e atentando para o crescimento de trabalhos historiográficos sobre o tema, propomos um número temático para a Saeculum - Revista de História, com o objetivo de agregar estudos e pesquisas que problematizem a formação e a estruturação de forças policiais (de vertente civil e militar) no Brasil em diversas temporalidades (desde o período imperial ao período republicano) tentando recuperar, entre outras coisas, as dimensões cotidianas da atividade policial, a construção de saberes específicos sobre o controle do espaço público e as identidades construídas e/ou assumidas pela instituição e pelos próprios policiais ao longo desse período.

    Palavras-chave: Polícia; História; Brasil.

    Prazo para envio de artigos e resenhas: até 31 de julho de 2022

    Para contato e dúvidas, envie um e-mail:
    saeculum@cchla.ufpb.br

    Saiba mais sobre Chamada de artigos - História da Polícia no Brasil