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  • Chamada de artigos

    2025-06-18

    Chamada para a submissão de artigos v.30, n.51, 2025:

    Título do Dossiê: Michel de Certeau: 100 anos

    Resumo: A proposta deste Dossiê é reunir artigos (nacionais e internacionais) que explorem a atualidade das reflexões de Michel de Certeau, investigando a vitalidade de seu pensamento como possível chave analítica para as discussões das humanidades, com foco na historiografia. Assim, convidamos pesquisadores a submeterem trabalhos que: (1) abordem novas leituras e interpretações do ‘cotidiano’; (2) realizem análises historiográficas à luz dos atuais debates epistemológicos da história, incluindo questões como memória, decolonialidade, narrativa, ética; (3) explorem a noção de diferença e suas implicações ético-políticas em contextos de diversidade cultural e conflitos sociais; (4) apresentem estudos sobre as relações entre consumo, apropriação, produção de significados e as práticas de resistência cultural; (5) analisem as contribuições do pensamento de Michel de Certeau para a compreensão das manifestações religiosas, do místico e da espiritualidade; (6) demonstre e proponha diálogos críticos entre a obra de Michel de Certeau e as teorias de outros pensadores, buscando novas perspectivas e cruzamentos conceituais e metodológicos; entre outros temas pertinentes que articulem e interpretem a produção do autor francês. Nosso objetivo é, portanto, reunir produções que revisitem e operacionalizem o legado do autor para o século 21.

    Palavras-chave: Michel de Certeau. Cotidiano. Cultura. Historiografia. Humanidades

     

    Title: Michel de Certeau: 100 Years Abstract: The proposal of this Dossier is to gather articles (national and international) that explore the contemporary relevance of Michel de Certeau’s reflections, investigating the vitality of his thought as a potential analytical key for historiographical discussions. Thus, we invite researchers to submit papers that: (1) address new readings and interpretations of the ‘everyday life’; (2) conduct historiographical analyses in light of current epistemological debates in history, including issues such as memory, decoloniality, narrative, ethics; (3) explore the notion of difference and its ethical-political implications in contexts of cultural diversity and social conflicts; (4) present studies on the relationships between consumption, appropriation, production of meanings, and practices of cultural resistance; (5) analyze the contributions of Michel de Certeau’s thought to the understanding of religious manifestations, the mystical, and spirituality; (6) demonstrate and propose critical dialogues between the work of Michel de Certeau and the theories of other thinkers, seeking new perspectives and conceptual and methodological intersections; among other pertinent themes that articulate and interpret the French author’s production. Our objective is, therefore, to gather productions that revisit and operationalize the author’s legacy for the 21st century.

    Keywords: Michel de Certeau. Everyday Life. Culture. Historiography. Humanities.

    Submissões: Até 10 de setembro de 2025.

    Proponentes:

    • Leandro Couto Carreira Ricon - Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Professor Formador junto à Universidade de Pernambuco.
    • Silvânia Mineira Ribeiro Sottani - Professora da Fundação Dom Cabral e da Faculdade EnsinE

     

     

    Chamada para a submissão de artigos v.31, n.52, 2026:

     

    Título: Representações Ibéricas

    Resumo: Os estudos recentes sobre as dimensões político-jurídicas e culturais no Antigo Regime ibérico, e nas conquistas ultramarinas de Portugal e Espanha, têm possibilitado desvelar diversas facetas até então esmaecidas. As investigações atuais têm enfatizado o emprego de um vocabulário político adstrito à época, a circulação de informações e de um léxico constituinte de gramáticas político-jurídicas, as arquiteturas de organização e legitimação do poder, os constrangimentos do governo à distância, bem como a participação, o protagonismo, as formas de negociação e os modos de resistência de diferentes grupos e atores sociais, sejam senhores, negociantes, escravizados, indígenas, cristãos-novos, piratas, etc. São também promissoras as pesquisas que se debruçam sobre as expressões culturais decorrentes desses complexos processos, que não apenas designavam formas de leitura, interpretação, assimilação e reação a esses universos políticos e culturais, mas também que buscam evidenciar maneiras ou estratégias de representação política ou mudança social. Nessa senda, esta proposta se interessa por artigos que apresentem resultados de pesquisa voltados para as dinâmicas políticas e culturais dos impérios ibéricos, seus diálogos centro-localidades, seus modos de expressão, de protesto, de petição e de representação, a atuação de atores diversos, bem como as categorias conceituais próprias veiculadas na época.

    Palavras-chave: Representações, Antigo Regime, impérios ibéricos, atores sociais, categorias políticas e culturais.

     

    Title: Iberian Representations

    Abstract: Recent studies on the political, legal and cultural dimensions of the Iberian Ancien Régime and the overseas conquests of Portugal and Spain have made it possible to reveal several facets that had been obscured until now. Current research has emphasized the use of a political vocabulary specific to the period, the circulation of information and a lexicon that constitutes political and legal grammars, the architectures of organization and legitimization of power, the constraints of remote government, as well as the participation, protagonism, forms of negotiation and modes of resistance of different groups and social actors, be they lords, merchants, slaves, indigenous people, New Christians, pirates, etc. Also promising are studies that focus on the cultural expressions arising from these complex processes, which not only designated forms of reading, interpretation, assimilation and reaction to these political and cultural universes, but also seek to highlight ways or strategies of political representation or social change. In this sense, this proposal is interested in articles that present research results focused on the political and cultural dynamics of the Iberian empires, their center-local dialogues, their modes of expression, protest, petition and representation, the actions of diverse actors, as well as the conceptual categories conveyed at the time.

    Keywords: Representations, Ancien Régime, Iberian empires, social actors, political and cultural categories.

    Submissões: Até 20 de outubro de 2025

    Proponentes:

    • Maria Fernanda Baptista Bicalho – Universidade Federal Fluminense
    • Marcello José Gomes Loureiro - Centro de Ciências Sociais. Escola Naval

     

     

    Chamada para a submissão de artigos v.31, n.53, 2026:

     

    Título: História da Educação e Identidades Docentes no século XIX brasileiro

    Resumo: Tratar da temática das identidades docentes é se debruçar em várias camadas que apontam para um campo de investigação amplo e ao mesmo tempo complexo, uma vez que envolve pensar o ser professor/a em tempos e espaços históricos, seus perfis formativos em adequação a atuação em níveis de ensino distintos – primário, secundário, normalista, superior -; aos atravessamentos das relações de gênero, classe e raça que permeiam quem são e foram os/as docentes; suas redes de sociabilidades que se estendem para além da esfera educacional, sendo comum a circulação em campos da política, jornais, direito, medicina e eclesiásticos; bem como a institucionalização de normas e regramentos que imprimem a conformação do ofício/cargo/função nos espaços escolares. Como se observa, debater as identidades docentes é também apreender nuances do ser social imbricadas a uma narrativa histórica que nos permite olhar para trás e tecer considerações daquilo que fomos e somos, na medida em que identificamos, compreendemos e fortalecemos um ou mais sentidos do que é ser professor/a no Brasil. O dossiê, portanto, propõe-se a ampliar e acolher a um leque de discussões interessadas nas experiências formativas do magistério público e particular em diálogo com a produção e representação das identidades docentes no século XIX brasileiro.

    Palavras chave: História da Educação; Identidades docentes; Brasil Imperial.

     

    Abstract: Addressing the issue of teaching identities involves delving into several layers that point to a broad and at the same time complex field of investigation, since it involves thinking about being a teacher in historical times and spaces, their training profiles in adaptation to work at different levels of education – primary, secondary, normalizing, higher education -; the intersections of gender, class and race relations that permeate who teachers are and were; their networks of sociability that extend beyond the educational sphere, with circulation in the fields of politics, newspapers, law, medicine and ecclesiastical matters being common; as well as the institutionalization of norms and regulations that shape the conformation of the office/position/function in school spaces. As can be seen, discussing teaching identities also involves grasping nuances of the social being intertwined with a historical narrative that allows us to look back and make considerations of what we were and are, to the extent that we identify, understand and strengthen one or more meanings of what it means to be a teacher in Brazil. The dossier, therefore, aims to expand and welcome a range of discussions interested in the formative experiences of public and private teaching in dialogue with the production and representation of teaching identities in 19th century Brazil.

    Keywords: History of Education; Teaching identities; Imperial Brazil.

     

    Submissões: até 28 de fevereiro de 2026

    Proponentes:

    Itacyara Viana Miranda – Universidade Federal da Paraíba

    Lays Regina Batista de Macena Martins dos Santos – Instituto Federal da Paraíba

     

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  • Chamada de artigos - História & Universidade

    2024-08-08

    CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS - Saeculum - v. 30, n. 52 (jan/jun. 2025)

    Dossiê - História & Universidade

    Organizadores: Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN) e Itamar Freitas de Oliveira (UFS)

    Prazo para submissão: 31 de janeiro de 2025

    Resumo: Busca-se contribuir para compreender as inflexões que se delineiam na escrita da história sobre os cursos universitários e, neles, com prioridade para os cursos de graduação em História que extrapolem visões dicotômicas dos fenômenos sociais, como por exemplo, as características inovadoras ou tradicionais dos cursos construídos. Deseja-se, portanto, pluralizar a narrativa do ensino de história, por meio da busca e sistematização de informações, interpretação de dados e análise de fontes que exemplifiquem a diversidade de experiências formativas de cursos superiores de história. Se, por um lado, nós temos uma homogeneização da narrativa do ensino de história no geral (educação básica e ensino superior), por outro lado, a formação dos profissionais de história também foi circunscrita a parâmetros bastante restritos que estabelecem uma cronologia a partir da fundação da Universidade de São Paulo, da criação da sua Faculdade de Filosofia e uma interpretação baseada na evolução dos cursos para um futuro do qual o nosso presente parece ser a única possibilidade. Este Dossiê acolhe trabalhos que revisem esta memória e historiografia.

    Palavras-chave: Cursos Universitários de História; Historiografia; Memória.

     

    History and University

    Abstract: The aim is to contribute to understanding the inflections that are outlined in the writing of history on university courses and, in them, with priority for undergraduate courses in History that extrapolate dichotomous views of social phenomena, such as, for example, the innovative or traditional characteristics of built courses. The aim, therefore, is to pluralize the narrative of history teaching, through the search and systematization of information, interpretation of data and analysis of sources that exemplify the diversity of educational experiences in higher education history courses. If, on the one hand, we have a homogenization of the narrative of history teaching in general (basic education and higher education), on the other hand, the training of history professionals was also limited to very restricted parameters that establish a chronology from the foundation of the University of São Paulo, the creation of its Faculty of Philosophy and an interpretation based on the evolution of courses towards a future of which our present seems to be the only possibility. This Dossier welcomes works that review this memory and historiography.

    Keywords: University History Courses; Historiography; Memory

     

    Previsão de publicação: julho/agosto de 2025

    Contato: saeculum@cchla.ufpb.br

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  • Chamada de artigos - Violências de Gênero: interseccionalidade, sexualidade e justiça

    2024-02-02

    CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS - Saeculum - v. 29, n. 51 (jul./dez. 2024)

    Dossiê - Violências de Gênero: interseccionalidade, sexualidade e justiça

    Organizadoras: Gilmária Salviano Ramos (UFSC) & Claudia Regina Nichnig (UFSC)

    Prazo para submissão: 31 de agosto de 2024

    Resumo: Os estudos de gênero vêm sendo desenvolvidos nos países da América Latina e, especialmente no Brasil, têm ganhado notoriedade na historiografia, contribuindo para o sua consolidação desde a década de 1980. A história dos movimentos feministas desencadearam várias pesquisas, de norte a sul do país, ressaltando a dimensão das epistemologias de gênero, dos estudos feministas e, atualmente, dentro da perspectiva do feminismo interseccional latino-americano. O conceito de interseccionalidade tem sido problematizado por meio de vários estudos inovadores possibilitando reflexões por meio de pesquisas voltadas às diversas violências – no âmbito doméstico e familiar – as violências acometidas pelo Estado, sendo estas uma herança colonial. As violências sejam elas sexuais, físicas, patrimoniais, morais e psicológicas, por exemplo, são observadas com ênfase sobretudo nas espécies como o feminicídio; o estupro, nas espécies do estupro coletivo e corretivo e a violência obstétrica, esta última sendo ocasionada pelos agentes de saúde e públicos. Objetiva-se acolher pesquisas sob os diversos marcadores interseccionais - gênero, classe, etnia, raça, buscando refletir sobre aspectos como os racismos, as corporalidades e as sexualidades. Propõe-se receber artigos acerca dos mais variados temas: masculinidades (in) visíveis, políticas e experiências de corpos reprodutivos, assédio sexual nas relações de trabalho e nas universidades, violências voltadas às infâncias e adolescências, entre outros.

    Palavras-chave: Gênero; Violências; Interseccionalidade; Movimentos feministas; América Latina.

    Abstract: Gender studies have been developing in Latin American countries, and particularly in Brazil, they have gained prominence in historiography, contributing to their consolidation since the 1980s. The history of feminist movements has triggered numerous research projects all over the country, highlighting the dimensions of gender epistemologies, feminist studies, and more recently within the perspective of Latin American intersectional feminism. The concept of intersectionality has been problematized through various innovative studies, enabling reflections through research focused on various forms of violence – within the domestic and family spheres – as well as violence perpetrated by the State, which is a colonial legacy. Various forms of violence, such as sexual, physical, patrimonial, moral, and psychological, are observed with emphasis, particularly in cases like femicide, rape (including collective and corrective forms), and obstetric violence, the latter caused by health and public agents. The aim is to gather research under various intersectional markers – gender, class, ethnicity, race – seeking to reflect on aspects such as racism, corporality, and sexualities. Articles on various topics are welcome, including (in)visible masculinities, policies and experiences of reproductive bodies, sexual harassment in work and university relationships, violence against children and adolescents, among others.

    Keywords: Gender Violence; Intersectionality; Sexualities; Latin America.

    Previsão de publicação: janeiro/fevereiro de 2025

    Contato: saeculum@cchla.ufpb.br

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  • CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊ

    2023-08-27

    CHAMADA PARA PROPOSIÇÃO DE DOSSIÊ

    A Sæculum, revista de História vinculada ao Departamento de História ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPB, convida pesquisadores e docentes a encaminharem até 31 de dezembro de 2023 proposta de dossiê para integrar um dos próximos números (2024/2, 2025/1, 2025/2) do periódico.

    A seleção dos dossiês será realizada pelos Conselhos Editorial. As propostas serão avaliadas pela sua consistência, relevância, aderência ao campo da História e da Cultura Histórica e suas diversas interfaces, e clareza, priorizando-se aquelas que demonstrarem potencialidade e viabilidade do dossiê após sua publicação, tanto no Brasil quanto no exterior.

    Após a aprovação do dossiê, será aberta chamada específica para envio de artigos inéditos, seguindo as normas de submissão e de avaliação da revista.

    ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DE PROPOSTA

    1) A proposta deverá ser submetida por dois organizadores doutores (com no mínimo 5 anos de doutorado), de instituições distintas, havendo a necessidade de ao menos um dos proponentes ser credenciado a um programa de Pós-graduação;

    2) A proposta deverá ser enviada para o e-mail saeculum@cchla.ufpb.br, constando de título (até 25 caracteres com espaço), resumo (entre 1200 e 1500 caracteres com espaço), palavras-chave (de 3 a 5);

    3) A proposta deverá ser acompanhada de um texto descrevendo as potencialidades e viabilidades do dossiê, tanto no Brasil quanto no exterior (quando for o caso);

    4) A proposta deverá ser acompanhada de um texto da “chamada para publicação” (call for papers);

    5) As propostas serão analisadas e avaliadas pelos Conselhos Editorial e Consultivo da revista Sæculum e classificadas, considerando o foco e escopo, conforme sua relevância e pertinência;

    6) Os proponentes deverão redigir e assinar um Termo de Compromisso no qual se comprometem a cumprir os prazos estabelecidos para o Dossiê, as Normas de publicação e os trâmites editoriais da revista Sæculum.

    Dados cadastrais exigidos:

    Título do Dossiê:
    Resumo:
    Palavras-chave:

    Title:
    Abstract:
    Keywords:

    Dados dos proponentes/organizadores
    Proponente 1
    Nome completo:
    Titulação:
    Vínculo institucional:
    Link do Currículo Lattes:
    ORCID ID:
    E-mail:
    Endereço:

    Proponente 2
    Nome completo:
    Titulação:
    Vínculo institucional:
    Link do Currículo Lattes:
    ORCID ID:
    E-mail:
    Endereço:

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  • Chamada de artigos - O Ensino de História em perspectiva histórica: currículos e métodos de ensino

    2023-08-12

    Chamada de artigos - O Ensino de História em perspectiva histórica: currículos e métodos de ensino

    Sæculum - Revista de História, v. 29, n. 50 (jan./jun. 2024)

    Organizadores:
    Carollina Carvalho Ramos de Lima (Universidade Federal da Bahia)
    Genaro Vilanova Miranda de Oliveira (Massey University/ Te Kunenga ki Pūrehuroa)

    Prazo para submissão: 31 de janeiro de 2024

    A Sæculum, revista de História vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), convida todas/os interessadas/os em participar do dossiê “O Ensino de História em perspectiva histórica: currículos e métodos de ensino” (2024/1). A proposta deste dossiê é reunir artigos nacionais e internacionais que resultem de investigações relacionadas à História do Ensino de História, nos quais se discutam questões em torno: (1) da forma e do conteúdo da história escolar ao longo da história da disciplina, tendo em vista a cultura histórica e a cultura historiográfica; (2) dos impactos das reformas educacionais na estrutura e na organização da disciplina nos currículos; e (3) dos métodos e materiais didáticos voltados para o ensino do passado.

    Desde a década de 1980, o campo do Ensino de História vem se consolidando do ponto de vista teórico e metodológico, ampliando significativamente objetos e perspectivas, de modo a contribuir com as reflexões que envolvem a história da disciplina, os processos de ensino e aprendizagem em História e a produção do conhecimento histórico em contextos escolares. Em tempos de enormes mudanças políticas, ambientais, tecnológicas e socioeconômicas, que geram mudanças no presente e incertezas quanto ao futuro, muitos se voltam ao passado em busca de respostas. Não por acaso houve uma explosão de estudos, no Brasil e no mundo, sobre a educação histórica, assim como a emergência de uma comunidade global de educadores de história que se reúnem, escrevem e compartilham desenvolvimentos relacionados ao ensino e aprendizagem de história desde seus respectivos contextos. O presente dossiê se inspira no trabalho dessa comunidade transnacional de educadores para acolher artigos que abordem temas recorrentes aos debates sobre o ensino de história tanto no Brasil, como na maior parte de países do mundo. Estes incluem mas não se limitam a: desenvolvimento e reformas curriculares em contextos nacionais e comparativos, mudanças didáticas e pedagógicas em história, internet e TIC no ensino de história, informações textuais e visuais na história, histórias decoloniais e contra-histórias, formação de professores de história, ensinar o pensamento histórico, ensino sobre história e identidade e uso de fontes no ensino de história.

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    Call for papers:

    Sæculum, a history journal of the History Department and the Postgraduate History Program at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB), invites contributors to the dossier “Historical perspectives in history teaching: curricula and teaching approaches” (2024/1). The dossier aims to bring together national and international articles on scholarship related to the history of history teaching, which discuss questions related to: (1) the form and content of school history throughout the history of the discipline, taking into account view of historical culture and historiographical culture; (2) the impacts of educational reforms on the structure and organization of the subject in curricula; and (3) teaching approaches and resources employed to teaching the past.

    Since the 1980s, the field of History Teaching has been consolidating its theoretical and methodological bases, significantly expanding topics and perspectives, contributing to reflections that involve the history of the discipline, the teaching and learning processes of History and the production of historical knowledge in school contexts. In periods of enormous political, environmental, technological and socioeconomic changes, which lead to changes in the present and uncertainties about the future, many people turn to the past in search of answers. It is not by chance that there has been an outburst of studies, both in Brazil and in the world, about historical education, as well as the emergence of a global community of history educators who meet, write and share developments related to the teaching and learning of history from their respective contexts. Inspired by the work of this transnational community of educators, this dossier invites articles that address recurring themes on history teaching both in Brazil and in most countries around the world. These include but are not limited to: curriculum development and reforms through national and comparative perspectives, didactic and pedagogical changes in history, the use of the internet and ICT in history teaching, textual and visual information in history, decolonial histories and counter-histories, history teacher education, teaching historical thinking, teaching about history and identity, and using sources in teaching history.

    Organizers:
    Carollina Carvalho Ramos de Lima (Universidade Federal da Bahia)
    Genaro Vilanova Miranda de Oliveira (Massey University/ Te Kunenga ki Pūrehuroa)
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    Contato: saeculum@cchla.ufpb.br

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  • Chamada de artigos - Deslocamentos e territorializações no Império português (XVI-XIX)

    2023-01-31

    CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS - Saeculum - v. 28 n. 49 (jul./dez. 2023)

    Dossiê - Deslocamentos e territorializações no Império português (XVI-XIX)

    Organizadores:
    - Dr. Reinaldo Forte Carvalho - Universidade de Pernambuco (UPE/Petrolina)

    - Dr. Almir Leal de Oliveira - Universidade Federal do Ceará

    Prazo para submissão: 31 de julho de 2023

    Resumo
    Este dossiê pretende articular estudos e pesquisas em torno dos deslocamentos e territorializações que foram sendo efetivadas no contexto do Império português entre os séculos XVI-XIX. O dossiê tem como objetivo promover a produção e debate sobre os deslocamentos e as territorializações de inúmeros sujeitos históricos, comunidades e povos em meio as conquistas do Império português no Ultramar. Especificamente, pretende analisar as trajetórias de diversos sujeitos na busca de reconhecimentos, mobilidade e ascensão social na sociedade colonial, discutir sobre a constituição de novos espaços coloniais configurando um elemento no processo identitário a partir da posse de novos territórios, e compreender o processo de ressignificação sociocultural dos valores e tradições existentes do Velho Mundo rearticulando-os ao espaço colonial. Nesta lógica, ao lançar um olhar para um quadro mais amplo das conquistas ultramarinas portuguesas d’além mar, busca-se entender a multiplicidade e constituição de eventos, narrativas e relatos históricos a partir dos diversos deslocamentos/trajetórias na formação de novas territorialidades/identidades sejam espaciais/geográficas, político/econômicas e ou sócio/culturais que foram se constituindo a partir das várias negociações, embates e conflitos entre os vários sujeitos históricos nas possessões do ultramar português. Partindo dessa perspectiva, este dossiê pretende alargar a perspectiva de análise dos deslocamentos e territorializações no Império português entre os séculos XVI-XIX combinando diferentes abordagens sobre o tema nas diversas áreas de conhecimentos.
    Palavras-chaves: Deslocamentos, territorializações, trajetórias, experiências, Império português.

    Abstract: This dossier intends to articulate studies and research around the displacements and territorializations that were carried out in the context of the Portuguese Empire between the 16th and 19th centuries. The dossier aims to promote the production and debate on the displacements and territorializations of countless historical subjects, communities and peoples amid the conquests of the Portuguese Empire in the Overseas. Specifically, it intends to analyze the trajectories of different subjects in the search for recognition, mobility and social ascension in colonial society, to discuss the constitution of new colonial spaces, configuring an element in the identity process from the possession of new territories, and to understand the process of resignification. of the existing values and traditions of the Old World, rearticulating them to the colonial space. In this logic, when looking at a broader picture of Portuguese overseas conquests beyond the sea, we seek to understand the multiplicity and constitution of events, narratives and historical reports from the different displacements/trajectories in the formation of new territorialities/identities. whether spatial/geographical, political/economic and/or socio/cultural that were constituted from the various negotiations, clashes and conflicts between the various historical subjects in the Portuguese overseas possessions. From this perspective, this dossier intends to broaden the perspective of analysis of displacements and territorializations in the Portuguese Empire between the 16th and 19th centuries, combining different approaches on the subject in different areas of knowledge.

    Chamada (Call for papers)

    A proposta da publicação do dossiê temático intitulado “Deslocamentos e territorializações no Império português (XVI-XIX)” tem como objetivo principal reunir artigos no campo de estudos dos deslocamentos e territorialidades históricas, geográficas e espaciais no contexto do ultramar português entre os séculos XVI-XIX. A proposta temática é definida pela relevância que tem para os estudos historiográficos e demais áreas onde pretende aprofundar o debate em torno da mesma, ampliando a produção de estudos e pesquisas sobre o tema. A proposta do dossiê pretende avaliar os trabalhos a serem enviados que possam compor um escopo em estudar a temática desses deslocamentos e territorializações no Império Ultramarino Português. Portanto, para compor o referido dossiê, pretendemos selecionar uma produção historiográfica pertinente a temática proposta.

    Descrição e enquadramento da proposta

    A proposta sobre os deslocamentos e territorializações no Império português entre os séculos XVI e XIX, visa realizar reflexão em relação a trajetória e experiência de inúmeros sujeitos históricos, comunidades e povos nesse contexto. Essa reflexão pretende congregar os mais variados estudos das áreas correlatas e afins objetivando ampliar a produção sobre essa proposta temática que nos últimos anos passou a ser objeto de estudo em vários programas de Pós-Graduação no Brasil e exterior. As diversas produções em torno da temática concentram-se a partir dos novos objetos e abordagens historiográficas responsáveis por produzirem novas narrativas sobre trajetórias, mobilidades, experiências e constituições identitárias de inúmeros sujeitos históricos. Algumas destas produções promoveram a discussão destes sujeitos históricos com base nas parcerias políticas- administrativas e ou militares, das redes de conexão de matrimônios, compadrios, mercantis e ou comerciais na consolidação dos grupos hegemônicos de poder. Outros se voltaram para a produção da mobilidade e ascensão social de personagens que passaram a galgar os espaços hierárquicos institucionais na administração colonial como grupos de elites e potentados locais. Essa produção se voltou também para a constituição de lócus de dominação geográfica, como espaços territoriais de poder, principalmente pela posse da terra na formação social dos espaços coloniais. Nesse processo, a historiografia também produziu estudos sobre a resistência e autonomia de grupos minoritários neste cenário de dominação do colonizador europeu que constituem pesquisas sobre as comunidades Quilombolas e Indígenas em meio ao processo da escravidão negra e do genocídio dos povos Indígenas, que tem como principal objetivo caracterizar a constituição e preservação das identidades e posse das terras espoliados em meio as conquistas do território colonial. Vale frisar que estas produções estão dimensionadas nos diversos campos da História, como a: história social, cultural, econômica etno-história. geo-história, cartografia histórica dentre outras. Especificamente, essas produções concentra as temáticas sobre homens comuns, elites, grupos militares, mulheres, escravos e povos indígenas.

    Previsão de publicação: dezembro de 2023

    Contato: saeculum@cchla.ufpb.br

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  • Chamada de artigos - História, Currículo e Pós-colonialidade

    2022-08-31

    Chamada de artigos - História, Currículo e Pós-colonialidade
    Saeculum - revista de História (UFPB) - vol. 28, n. 48, jan./jun. (2023)

    *** PRAZO PARA SUBMISSÃO PRORROGADO: até 28 de fevereiro de 2023

    Resumo: O currículo, entendido como um elemento prático-discursivo, que expressa conflitos e disputas no interior da sociedade, pode conter componentes que, tanto reforcem um pensamento colonial, através de certa colonialidade do saber, como criem as possibilidades para o estabelecimento de um pensamento pós-colonial. Apresentamos a pretensão de reunir, neste Dossiê, artigos de pesquisadores — do Brasil e do exterior — que tomem os Estudos Pós-Coloniais como lente teórica para refletir sobre as dimensões históricas e educacionais relacionadas à História e ao ensino da disciplina, seja na educação básica ou no ensino superior. Esperamos contribuições, sobretudo, de pesquisadores da América Latina, que visem investigar, com destaque, a História e o ensino/currículo de História de países latino americanos, buscando compreender como os países desse continente foram construindo — ou não — formas de educação e narrativas históricas que visassem superar o racismo e a colonialidade presentes em suas respectivas sociedades. Esperamos receber contribuições que representem ampla diversidade de gênero e étnico-raciais, como também contribuições de pesquisadores de diferentes países e regiões brasileiras.

    Perfil das contribuições esperadas:

    - Ensino de História, práticas docentes e Estudos Pós-Coloniais;

    - Ensino de História, currículo e Estudos Pós-Coloniais;

    - A História e as perspectivas teóricas decoloniais;

    - História, ensino, identidades e decolonialidade;

    - Experiências decoloniais (culturais, curriculares e/ou de ensino);

    - Práticas, memórias e experiências pós-coloniais em África e Ásia;

    - Práticas, memórias e experiências afro-diaspóricas e ameríndias na América.

    Organizadores:

    Prof. Dr. André Mendes Salles - Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)

    Prof. Dr. Pedro Ramón Caballero Cáceres - Universidade Nacional de Assunção (Paraguai)

    Contato: saeculum@cchla.ufpb.br

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