Sobre a Revista

Sæculum - Revista de História é publicada pelo Departamento de História da UFPB desde 1995 e, a partir de fins de 2004, passou a ser também o periódico do Programa de Pós-Graduação em História. Com uma periodicidade semestral, a revista tem uma linha editorial direcionada à publicação de pesquisas inéditas e ao debate no campo da História e da Cultura Histórica em suas diversas interfaces, abrindo espaço para o diálogo entre pesquisadores(as) do Brasil e do exterior.

Sæculum está avaliada como Qualis B1 pela CAPES (Qualis 2017-2020) e é indexada no LatindexGoogle ScholarEBSCOROADEZB, Diadorim e na Rede Cariniana.

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Chamada de artigos

2025-06-18

Chamada para a submissão de artigos v.30, n.51, 2025:

Título do Dossiê: Michel de Certeau: 100 anos

Resumo: A proposta deste Dossiê é reunir artigos (nacionais e internacionais) que explorem a atualidade das reflexões de Michel de Certeau, investigando a vitalidade de seu pensamento como possível chave analítica para as discussões das humanidades, com foco na historiografia. Assim, convidamos pesquisadores a submeterem trabalhos que: (1) abordem novas leituras e interpretações do ‘cotidiano’; (2) realizem análises historiográficas à luz dos atuais debates epistemológicos da história, incluindo questões como memória, decolonialidade, narrativa, ética; (3) explorem a noção de diferença e suas implicações ético-políticas em contextos de diversidade cultural e conflitos sociais; (4) apresentem estudos sobre as relações entre consumo, apropriação, produção de significados e as práticas de resistência cultural; (5) analisem as contribuições do pensamento de Michel de Certeau para a compreensão das manifestações religiosas, do místico e da espiritualidade; (6) demonstre e proponha diálogos críticos entre a obra de Michel de Certeau e as teorias de outros pensadores, buscando novas perspectivas e cruzamentos conceituais e metodológicos; entre outros temas pertinentes que articulem e interpretem a produção do autor francês. Nosso objetivo é, portanto, reunir produções que revisitem e operacionalizem o legado do autor para o século 21.

Palavras-chave: Michel de Certeau. Cotidiano. Cultura. Historiografia. Humanidades

 

Title: Michel de Certeau: 100 Years Abstract: The proposal of this Dossier is to gather articles (national and international) that explore the contemporary relevance of Michel de Certeau’s reflections, investigating the vitality of his thought as a potential analytical key for historiographical discussions. Thus, we invite researchers to submit papers that: (1) address new readings and interpretations of the ‘everyday life’; (2) conduct historiographical analyses in light of current epistemological debates in history, including issues such as memory, decoloniality, narrative, ethics; (3) explore the notion of difference and its ethical-political implications in contexts of cultural diversity and social conflicts; (4) present studies on the relationships between consumption, appropriation, production of meanings, and practices of cultural resistance; (5) analyze the contributions of Michel de Certeau’s thought to the understanding of religious manifestations, the mystical, and spirituality; (6) demonstrate and propose critical dialogues between the work of Michel de Certeau and the theories of other thinkers, seeking new perspectives and conceptual and methodological intersections; among other pertinent themes that articulate and interpret the French author’s production. Our objective is, therefore, to gather productions that revisit and operationalize the author’s legacy for the 21st century.

Keywords: Michel de Certeau. Everyday Life. Culture. Historiography. Humanities.

Submissões: Até 10 de setembro de 2025.

Proponentes:

  • Leandro Couto Carreira Ricon - Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis. Professor Formador junto à Universidade de Pernambuco.
  • Silvânia Mineira Ribeiro Sottani - Professora da Fundação Dom Cabral e da Faculdade EnsinE

 

 

Chamada para a submissão de artigos v.31, n.52, 2026:

 

Título: Representações Ibéricas

Resumo: Os estudos recentes sobre as dimensões político-jurídicas e culturais no Antigo Regime ibérico, e nas conquistas ultramarinas de Portugal e Espanha, têm possibilitado desvelar diversas facetas até então esmaecidas. As investigações atuais têm enfatizado o emprego de um vocabulário político adstrito à época, a circulação de informações e de um léxico constituinte de gramáticas político-jurídicas, as arquiteturas de organização e legitimação do poder, os constrangimentos do governo à distância, bem como a participação, o protagonismo, as formas de negociação e os modos de resistência de diferentes grupos e atores sociais, sejam senhores, negociantes, escravizados, indígenas, cristãos-novos, piratas, etc. São também promissoras as pesquisas que se debruçam sobre as expressões culturais decorrentes desses complexos processos, que não apenas designavam formas de leitura, interpretação, assimilação e reação a esses universos políticos e culturais, mas também que buscam evidenciar maneiras ou estratégias de representação política ou mudança social. Nessa senda, esta proposta se interessa por artigos que apresentem resultados de pesquisa voltados para as dinâmicas políticas e culturais dos impérios ibéricos, seus diálogos centro-localidades, seus modos de expressão, de protesto, de petição e de representação, a atuação de atores diversos, bem como as categorias conceituais próprias veiculadas na época.

Palavras-chave: Representações, Antigo Regime, impérios ibéricos, atores sociais, categorias políticas e culturais.

 

Title: Iberian Representations

Abstract: Recent studies on the political, legal and cultural dimensions of the Iberian Ancien Régime and the overseas conquests of Portugal and Spain have made it possible to reveal several facets that had been obscured until now. Current research has emphasized the use of a political vocabulary specific to the period, the circulation of information and a lexicon that constitutes political and legal grammars, the architectures of organization and legitimization of power, the constraints of remote government, as well as the participation, protagonism, forms of negotiation and modes of resistance of different groups and social actors, be they lords, merchants, slaves, indigenous people, New Christians, pirates, etc. Also promising are studies that focus on the cultural expressions arising from these complex processes, which not only designated forms of reading, interpretation, assimilation and reaction to these political and cultural universes, but also seek to highlight ways or strategies of political representation or social change. In this sense, this proposal is interested in articles that present research results focused on the political and cultural dynamics of the Iberian empires, their center-local dialogues, their modes of expression, protest, petition and representation, the actions of diverse actors, as well as the conceptual categories conveyed at the time.

Keywords: Representations, Ancien Régime, Iberian empires, social actors, political and cultural categories.

Submissões: Até 20 de outubro de 2025

Proponentes:

  • Maria Fernanda Baptista Bicalho – Universidade Federal Fluminense
  • Marcello José Gomes Loureiro - Centro de Ciências Sociais. Escola Naval

 

 

Chamada para a submissão de artigos v.31, n.53, 2026:

 

Título: História da Educação e Identidades Docentes no século XIX brasileiro

Resumo: Tratar da temática das identidades docentes é se debruçar em várias camadas que apontam para um campo de investigação amplo e ao mesmo tempo complexo, uma vez que envolve pensar o ser professor/a em tempos e espaços históricos, seus perfis formativos em adequação a atuação em níveis de ensino distintos – primário, secundário, normalista, superior -; aos atravessamentos das relações de gênero, classe e raça que permeiam quem são e foram os/as docentes; suas redes de sociabilidades que se estendem para além da esfera educacional, sendo comum a circulação em campos da política, jornais, direito, medicina e eclesiásticos; bem como a institucionalização de normas e regramentos que imprimem a conformação do ofício/cargo/função nos espaços escolares. Como se observa, debater as identidades docentes é também apreender nuances do ser social imbricadas a uma narrativa histórica que nos permite olhar para trás e tecer considerações daquilo que fomos e somos, na medida em que identificamos, compreendemos e fortalecemos um ou mais sentidos do que é ser professor/a no Brasil. O dossiê, portanto, propõe-se a ampliar e acolher a um leque de discussões interessadas nas experiências formativas do magistério público e particular em diálogo com a produção e representação das identidades docentes no século XIX brasileiro.

Palavras chave: História da Educação; Identidades docentes; Brasil Imperial.

 

Abstract: Addressing the issue of teaching identities involves delving into several layers that point to a broad and at the same time complex field of investigation, since it involves thinking about being a teacher in historical times and spaces, their training profiles in adaptation to work at different levels of education – primary, secondary, normalizing, higher education -; the intersections of gender, class and race relations that permeate who teachers are and were; their networks of sociability that extend beyond the educational sphere, with circulation in the fields of politics, newspapers, law, medicine and ecclesiastical matters being common; as well as the institutionalization of norms and regulations that shape the conformation of the office/position/function in school spaces. As can be seen, discussing teaching identities also involves grasping nuances of the social being intertwined with a historical narrative that allows us to look back and make considerations of what we were and are, to the extent that we identify, understand and strengthen one or more meanings of what it means to be a teacher in Brazil. The dossier, therefore, aims to expand and welcome a range of discussions interested in the formative experiences of public and private teaching in dialogue with the production and representation of teaching identities in 19th century Brazil.

Keywords: History of Education; Teaching identities; Imperial Brazil.

 

Submissões: até 28 de fevereiro de 2026

Proponentes:

Itacyara Viana Miranda – Universidade Federal da Paraíba

Lays Regina Batista de Macena Martins dos Santos – Instituto Federal da Paraíba

 

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v. 29 n. 51 (2024): Dossiê - Violências de Gênero: Interseccionalidade, Sexualidades e Justiça
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