Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista TPA - Teoria e Prática em Administração?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Informamos que o tempo médio entre submissão e publicação dos manuscritos aceitos pela TPA é de 10 meses.

No momento de submissão de artigo, os autores devem proceder da seguinte forma:

1) Indicar para qual seção da TPA a contribuição será submetida:

editorial (reservado para a editoria-chefe)
artigo de pesquisa (em média, oito por edição; tamanho entre 5000 a 8000 palavras)
artigo de opinião (até um por edição; tamanho máximo de até 5000 palavras)
caso para ensino (até um por edição; tamanho máximo de 5000 palavras)
resenha de livro (até uma por edição; tamanho máximo de 1500 palavras)
resumo de tese ou dissertação (até dois por edição; tamanho máximo de 1500 palavras)
entrevista com gestor (até uma por edição; tamanho máximo de 1500 palavras)

2) Opcionalmente, sugerir (por e-mail ao editor-chefe) o nome de um editor-associado para gerenciar o processo editorial de seu artigo.

3) Opcionalmente, sugerir (por e-mail ao editor-chefe) o nome de até três potenciais revisores ad hoc (nome, instituição, contato eletrônico, telefone) entre especialistas reconhecidos nacional ou internacionalmente e com os quais os autores não tenham contato que infrinja a ética de publicação acadêmico-científica (conflito de interesse).

4) Sugere-se que todos os autores de artigos submetidos à TPA conheçam boas práticas internacionais de redação acadêmico-científica disponíveis em fontes como http://authorservices.wiley.com/bauthor/author.asp. Por exemplo, recomenda-se:

5.1) Não utilizar fontes teóricas como sujeito das frases. Por exemplo:

Forma indesejável: “Sia et al. (2002) consideram ERP como uma tecnologia ambivalente de poder”.
Forma desejável: “ERP pode ser visto como uma tecnologia ambivalente de poder (Sia et al., 2002)”.

5.2) Não fazer referência direta a fontes citadas entre parênteses. Por exemplo:

Forma indesejável: “A memória organizacional é constituída de conhecimentos que são espacialmente distribuídos nos processos, indivíduos, artefatos e além das fronteiras da organização (Croasdell, 2001). Segundo este autor, a aprendizagem organizacional (...)”.

6) A seguinte estrutura de seções é obrigatória/mínima (utilizar exatamente os títulos abaixo; exceções devem ser argumentadas junto ao editor-chefe):

Resumo + 4 palavras-chave (oficiais/internacionais, retiradas de lista reconhecida e informada junto às palavras-chaves; por exemplo, pode-se utilizar uma versão em português da seguinte referência: IGI keywords)

Abstract + 4 keywords (oficiais/internacionais, retiradas de lista reconhecida e informada junto às keywords; por exemplo, pode-se utilizar a seguinte referência: IGI keywords)

1 Introdução
(uma página, na qual se explicita a questão de pesquisa)

2 Referencial Teórico
(com modelo conceitual explícito a ser investigado empiricamente)

3 Método
(caracterização objetiva, sem conceitos irrelevantes/básicos; argumentar sobre os aspectos clássicos ou inovadores presentes no método utilizado)

3.1 Coleta de Dados
3.2 Análise de Dados

4 Discussão de Resultados
(obrigatória confrontação de dados empíricos com o referencial teórico, especialmente informando as implicações sobre o modelo conceitual previamente definido)

4.1 Implicações para a Teoria
4.2 Implicações para a Prática

5 Conclusões

5.1 Limitações da Pesquisa
5.2 Sugestões para Pesquisas Futuras

Referências

7) Artigos cujos titles, abstracts e keywords não tiverem passado por revisão profissional de inglês ou que forem inconsistentes com a versão em português serão devolvidos aos autores.

8) O formato dos artigos devem ser no padrão APA vigente (American Psychological Association) para a submissão. Pede-se, como desejável, que sejam observados os seguintes aspectos:

• Submissão via website da TPA.

• Arquivo sem identificação de autoria (retirar, inclusive, as “propriedades” do arquivo).

• Arquivo em formato MS-Word (desbloqueado, para que a equipe editorial possa sugerir alterações diretamente no arquivo por meio da ferramenta “controlar alterações”).

• Fonte de todos os elementos do artigo (texto, tabelas, figuras, etc.): Goudy Old Style*.

• Título (em português e em inglês) com apenas a primeira letra de cada palavra em caixa alta, em tamanho 18, negrito e centralizado.

• Título e subtítulos de seções com apenas a primeira letra de cada palavra em caixa alta, em tamanho 12 e negrito.

• Texto em tamanho 12, à exceção das referências finais (tamanho 10 para estas).

• Tabelas/figuras e títulos de tabelas/figuras em tamanho 10, e 1 ponto antes e depois de parágrafo (dentro de tabelas).

• Títulos de figuras/tabelas devem ser centralizados. Caso haja legendas, estas devem estar alinhadas à margem esquerda da figura/tabela e com alinhamento “justificado”. Espaçamento simples em todos os casos.

• Numeração de seções no formato “1”, “1.1” e “1.1.1”, iniciando na Introdução e finalizando nas Conclusões.

• Excluir cabeçalhos, rodapés, numeração de páginas, notas de rodapé e notas de final de texto.

• Folhas em formato A4.

• Margem superior: 3,5 cm; demais margens: 2,0 cm.

• Espaçamento simples entre linhas em todo o documento; nas referências finais, o espaçamento deve ter 6 pontos após cada referência.

• Primeira linha de cada parágrafo endentada (tabulada) em 1 cm. O mesmo vale para a endentação de itens.

• O símbolo “&” (e não “e”) deve ser utilizado entre sobrenomes nas referências a dois autores, dentro e fora de parênteses. A expressão “et al.” deve ser utilizada após o primeiro sobrenome nas referências a três ou mais autores, dentro e fora de parênteses.

• Números devem utilizar “,” (e não “.”) como separador decimal.

• Palavras/expressões de origem estrangeira, porém usuais e sem tradução na literatura gerencial portuguesa e brasileira, não devem ser colocadas em itálico. Por exemplo: hardware, software, marketing, merchandising. Palavras com tradução disponível (p.ex., website, shopping center, e-mail) devem ser escritas em itálico ou em sua versão traduzida (p.ex., sítio Web, centro de compras, correio eletrônico).

• Não se deve usar negrito ou sublinhado para destacar trechos do texto.

• A redação deve estar livre de erros ortográficos e gramaticais, e se deve primar por uma argumentação objetiva (direta, sem “rodeios”) e lógica (encadeamento entre frases e parágrafos).

• Na seção sobre método, evidenciar as propriedades metodológicas clássicas e/ou inovadoras da pesquisa.

• Na seção sobre discussão de resultados, evidenciar as contribuições da pesquisa para a teoria e para a prática/sociedade luso-brasileira.

• As referências devem estar em ordem alfabética ao final do texto e obrigatoriamente seguir o padrão APA.

------

* Caso o autor não possua esta fonte instalada em seu computador, deve submeter o arquivo todo em fonte Times New Roman. A fonte Goudy (desenvolvida por Frederic W. Goudy para a American Type Founders, em 1915) tem estilo clássico e levemente excêntrico, sendo considerada uma das melhores para visualização em material impresso.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista, em qualquer idioma, nem na TPA.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato MS-Word, OpenOffice ou RTF.
  3. Todos os links de páginas de Internet incluídas no texto estão ativos.
  4. O texto segue os padrões de estilo descritos em Diretrizes para Autores.
  5. A identificação de autoria, direta ou indireta, inclusive no item "Propriedades de Arquivo", foi removida, assim garantindo a efetividade do processo de double blind, peer review.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores mantém, irrestritamente, o copyright e os direitos autorais, e concedem à revista Teoria e Prática em Administração (TPA) o direito à primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY que permite o compartilhamento da obra com o reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.