Sobre a Revista

A Revista da ABET, periódico mantido pela Associação Brasileira de Estudo do Trabalho (ABET), tem como objetivo veicular estudos sobre o mundo do trabalho. Dada a abrangência e complexidade dessa temática a compreensão dos distintos aspectos relacionados ao tema exige que as pesquisas contenham contribuições de pesquisadores de diferentes áreas, tais como Economia, Sociologia, Ciência Política, Direito, História, Administração, Educação, Engenharia, Geografia, Demografia, Ciências da Saúde, entre outras. Requer, ao mesmo tempo, que a construção das abordagens teórico-metodológicas e empíricas caminhe na direção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A Revista da ABET foi lançada em 2001 com periodicidade semestral. É avaliada como A4 pela CAPES/2019 (Qualis Referência). Está indexada nas seguintes bases: DOAJ, Latindex, EBSCO, DRJI, Portal de Periódicos da CAPES.

Edição Atual

Revista da ABET | Volume 20 - nº 1
					Visualizar Revista da ABET | Volume 20 - nº 1

A Revista da ABET resulta do esforço da Associação Brasileira de Estudos (ABET) e constitui-se em importante espaço para a divulgação de pesquisas e estudos sobre o trabalho a partir das diferentes áreas do conhecimento. Cada número traz um conjunto de artigos de pesquisadores e pesquisadoras que se debruçam sobre diferentes questões e prismas relacionados ao trabalho, aos trabalhadores, às dinâmicas econômicas, políticas, históricas, demográficas e sociais tanto locais e/ou regionais, quanto nacionais e/ou globais. Neste número, publicamos quatorze artigos enviados na modalidade fluxo contínuo, além de uma resenha. Os artigos cobrem temas como saúde e segurança no trabalho, processos de subjetivação, mercados de trabalho urbano e rural, com acento nas discriminações racial e de gênero, um balanço do debate sobre mudanças nas formas de organização do trabalho e muito mais. O conjunto dos artigos, embora distintos em suas abordagens, focos, regiões abrangidas, tem como eixos comuns que os perpassam: a questão desigualdade social e as condições de trabalho precárias e precarizantes do trabalho.

Publicado: 23-07-2021

Artigos

Resenhas

Ver Todas as Edições

A Revista da ABET, periódico mantido pela Associação Brasileira de Estudo do Trabalho (ABET), tem como objetivo veicular estudos sobre o mundo do trabalho. Dada a abrangência e complexidade dessa temática, a compreensão dos distintos aspectos relacionados ao tema exige que as pesquisas contenham contribuições de pesquisadores de diferentes áreas, tais como Economia, Sociologia, Ciência Política, Direito, História, Administração, Educação, Engenharia, Geografia, Demografia, Ciências da Saúde, entre outras. Requer, ao mesmo tempo, que a construção das abordagens teórico-metodológicas e empíricas caminhe na direção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A Revista da ABET foi lançada em 2001 com periodicidade semestral. É avaliada como A4 pela CAPES/2019 (Qualis Referência). Está indexada nas seguintes bases: DOAJ, Latindex, EBSCO, DRJI, Portal de Periódicos da CAPES.