UM ESTUDO DO PERFIL DOS CURSOS DE PSICOLOGIA DO TRABALHO NO BRASIL
Resumo
Na atual sociedade de regime capitalista, o trabalho é a atividade mais valorizada, realizada pelo ser humano. Existe uma relação mútua entre trabalho, organizações, indivíduo e sociedade a qual está em constante transformação. Desta forma, pesquisas e estudos nessa área mostram-se relevantes e a Psicologia torna-se uma área importante para intervir nos processos e relações existentes entre as esferas acima citadas, já que todas elas dependem do ser humano. A formação e educação do Psicólogo são as bases para sua atuação e as Instituições de Ensino Superior têm que estar sempre em constante atualização para formar indivíduos que possam atuar nas diferentes áreas da Psicologia. Por isso, a importância de se estudar a área da Psicologia Organizacional e do Trabalho e a nossa iniciativa de fazer um levantamento do perfil dos cursos de Psicologia do Trabalho no Brasil, com o objetivo de mostrar seu alcance, sua abrangência e outros detalhes relativos a seu conteúdo. Para atingir esses objetivos, o presente texto foi estruturado da seguinte forma. A primeira seção traça um breve histórico da evolução do conceito do trabalho, mostrando sua importante relação com a Psicologia, como fator constituinte do ser humano. Já a segunda seção descreve as origens da Psicologia do Trabalho, tanto no cenário brasileiro quanto internacional, seguida da terceira seção, que aponta os campos de atuação dessa área. A seção quatro tece uma descrição da atual situação dos cursos de Psicologia Organizacional e do Trabalho no Brasil, em 2006, apresentando o conteúdo dos programas das IES, os temas estudados e seu alcance nacional. Uma análise crítica é realizada na seção cinco, apontando para os aspectos legais brasileiros da disciplina e apresentando uma comparação desta no Brasil e no exterior. A seção final traz as considerações finais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.