O Perfil do Ensino de Economia do Trabalho no Brasil no Início do Século XXI

Autores

  • José Paulo Zeetano Chahad

Resumo

Este texto retoma uma linha de pesquisa iniciada pelo autor em meados da década de 1980, com o objetivo de saber o que se ensinava nos cursos de Economia do Trabalho nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, tanto em nível de graduação, quanto na pós-graduação. Naquela ocasião, esta disciplina era relativamente recente no cenário dos cursos de Ciências Econômicas. Nos dias atuais, as escolas de Economia se expandiram, o mundo do trabalho tem passado por grandes transformações, o ensino das Ciências Econômicas sofreu avanços, especialmente na área dos métodos quantitativos, o mercado de trabalho brasileiro passou por grandes transformações, todos representando fatos que acabam por justificar um novo estudo visto trazerem elementos de mudanças no conteúdo dos programas. Retorna-se aqui, pois, àquela linha de investigação, estruturando-se o presente texto da seguinte forma. A seção 2 descreve as razões que motivaram o autor a retomar o estudo sobre o perfil dos cursos de Economia do Trabalho, em adição ao que já se disse nesta introdução. A seção 3 contém um sumário do artigo publicado em 1990, tendo em vista servir de comparação com relação ao desenvolvimento da disciplina após aquele período. A seção 4 explica os procedimentos da coleta das informações e obtenção dos programas de curso das IES consultadas. A seção 5 analisa o conteúdo dos programas sob várias óticas, tanto em nível de graduação, quanto de pós-graduação. A seção 6 estabelece, dentro de certos parâmetros, uma comparação do ensino da disciplina entre o Brasil e o Resto do Mundo. A seção 7 tece algumas considerações finais e a seção 8 contém as Referências Bibliográficas.

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Publicado

20-12-2009

Como Citar

Chahad, J. P. Z. (2009). O Perfil do Ensino de Economia do Trabalho no Brasil no Início do Século XXI. Revista Da ABET, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/15272