A PREVIDÊNCIA SOCIAL E O MERCADO A DE PREVIDENCIA PRIVADA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO
Resumo
Trata-se de um estudo que acompanha a previdência social desde suas origens históricas, enfatizando momentos importantes como a Lei Eloi Chaves, a regulamcnração da previdência privada de 1977 e suas sucessivas crises, até a criação do mercado de previdência privada, que encontra-se em curso. No decorrer do artigo, argumentamos que visando criar um sólido mercado de previdência privada, o governo fomentou e incentivou o interesse por previdência, que por sua vez, passam a substituir/complementar a segurança forneci da pelo Estado. Nesse processo, a imprensa teve papel fundamental, divulgando a falência da previdência social, as vancagens da previdência privada, bem como sua importância enquanto elemento essencial no desenvolvimento econômico do país. Considerarnos, assim, que a influência exercido pela imprensa sobre os destinos da previdência social é fundamental na criação do mercado de previdência privada. Contudo, acrescentamos que os argumentos da imprensa só encontraram eco, devido a existência, junto aos indivíduos de classe média, de uma predisposição para o consumo de previdência privada. Dessa forma, papel da imprensa e predisposição cultural são elementos que não devem ser ignorados na leitura sociológica do problema. Nesse artigo, a imprensa e a predisposição são definidas, respectivamente, como variável social e variável cultural. Em termos reóricos, esseartigo recebe inspiração de trabalhos de Pierre Bourdieu, Karl Polanyi e Viviane Zeliaer. Tem como fonte empírica a coleta de dados em revistas de grande circulação durante os anos de 1970 e de 1996 a 2002.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.