A REESTRUTURAÇÃO DA GRANDE EMPRESA E O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Resumen
Este artigo situa-se na interface da Sociologia do Trabalho com a Economia (do trabalho e regional). Valendo-se da Teoria do Novo Regionalismo, analisa os impactos da reestruturação produtiva de grande empresa do setor siderúrgico brasileiro nomercado de trabalho entre 1990 e 2004, discutindo as ações dos stakeholders parao desenvolvimento local. Este estudo de caso aliou entrevistas semi-estruturadas com gerentes e stakeholders locais ao tratamento de dados secundários (RAIS/CAGED-MTE e IBGE). Os resultados indicam perda de significância da indústria para serviços e comércio e mudança do perfil do mercado de trabalho da cidade,agora mais jovem, mais qualificado e com menor renda. A rede de cooperação entreos stakeholders ainda é limitada para estimular o desenvolvimento local, fenômenocondizente com o baixo grau de organização da sociedade civil brasileira.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.







