DESEMPREGO DE JOVENS NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura do desemprego dos jovens no Brasil, procurando identificar os motivos da taxa de desemprego dos jovens ser muito superior à dos adultos. Apesar de sua importância, este tema tem recebido pouca atenção na literatura sobre o mercado de trabalho brasileiro. Na primeiraanálise deste estudo, decompõe-se a taxa de desemprego em dois determinantes:duração média e taxa de entrada no desemprego de jovens, adultos e idosos. Percebe-e que a duração do desemprego é praticamente a mesma para as três categorias,enquanto a taxa de entrada dos jovens é maior que a das outras duas, sendo, portanto,o determinante que faz com que o desemprego juvenil seja mais elevado que ode trabalhadores mais velhos; assim, com uma nova decomposição da taxa de entradade jovens, verifica-se que cerca de 80% dessa taxa é composta de jovens quejá trabalharam. Outro método será o cálculo, para jovens e adultos, das matrizes detransição entre os estados do mercado de trabalho. Para avaliar a ques desemprego de cada categoria,substituindo uma de cada vez nas matrizes, as probabilidades de transição da outra categoria. Os resultados mostram a alta rotatividade dos jovens no mercado de trabalho. Com esses resultados, conclui-se que a causa do alto desemprego dos jovens não está na dificuldade em conseguir o primeiro emprego.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.







