EDUCAÇÃO E TRABALHO NO COMÉRCIO: UMA INCURSÃO NO TEMA E UMA ABORDAGEM A PROPÓSITO DE UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO NO SETOR COMERCIAL DE MOSSORÓ-RN
Resumo
Decorrente de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, voltada ao estudo das necessidades de qualificação profissional no comércio da cidade de Mossoró-RN, o trabalho é estruturado a partir de um triplo procedimento metodológico: revisão da literatura, análise documental e entrevistas semi-estruturadas (com trabalhadores e empresários). O texto respalda-se, portanto, em dados primários e secundários. Assim, descreve-se a constituição do mercado de trabalho, conforme diferentes enfoques, e discute-se as transformações pelas quais ele tem passado, estabelecendo-se uma conexão com o setor comercial. Assinala-se que este, mesmo que de forma diferente do setor industrial, também tem vivenciado um processo de reestruturação, donde resultam um redimensionamento dos empregos, surgindo novas demandas no que se refere ao perfil ocupacional, bem como novas modalidades de contratação da força de trabalho. Nesse quadro, registram-se então os discursos em tomo das necessidades de qualificação dos comerciários. No caso da cidade de Mossoró, os dados até agora obtidos revelam, por exemplo, que: 1) o recrutamento provisório de mão-de-obra tem aumentado; 2) tem-se buscado intensificar a obtenção de rendimentos dos comerciários; 3) são referidas necessidades de qualificação profissional no que se refere ao aspecto sociocomportamental (relações humanas) e ao domínio da língua inglesa.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.







