TRABALHO INFANTIL E POBREZA DA POPULAÇÃO FEMININA BRASILEIRA: UMA DISCUSSÃO DA INTERRELAÇÃO ENTRE ESTES DOIS FATORES
Resumo
Existem no Brasil, atualmente, mais de cinco milhões de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, exercendo alguma atividade laboral. Observando esta realidade, a grande preocupação das pesquisas que discutem o assunto está na possível existência de um círculo vicioso: trabalho infantil, desemprego e pobreza se alimentam. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi o de verificar se a inserção precoce de mulheres no mercado de trabalho condenou-as à continuidade de seu estado de pobreza.Para tanto, fez-se uso de um modelo probit, aplicado aos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do ano 2009. Os resultados comprovaram que quanto menor a idade de inserção no mercado de trabalho, maiores as chances de ingresso e/ou permanência nas condições de pobreza. Em vista disso, sugeriu-se a manutenção e/ou incentivo de políticas públicas ou iniciativas que objetivem o combate aotrabalho infantil na população feminina brasileira.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.







