IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO EMPREGO DOMÉSTICO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES TOMADAS PELOS CONTRATANTES DURANTE A PRIMEIRA ONDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.54665

Resumo

O contexto da crise política, econômica e social que vive o Brasil, desde 2014, se agrava com a pandemia do Coronavírus. Esse cenário de riscos e incertezas repercutiu no mundo do trabalho e nas contratações do emprego doméstico. O objetivo do estudo foi analisar as ações tomadas pelos contratantes de trabalhadores domésticos durante o distanciamento social. Para tanto, utilizou-se os dados da pesquisa “A contratação do emprego doméstico durante a pandemia da Covid-19”, de alcance nacional, realizada entre 25 de maio e 06 de junho de 2020. Constatou-se que as decisões tomadas pelos empregadores em relação aos empregados domésticos variaram em função do rendimento domiciliar, antes e durante a pandemia, e pelo tipo de arranjo domiciliar. Além disso, as atividades de cuidados parecem mais difíceis de ser realizadas pelos contratantes, pois babás e cuidadores de idosos foram, em sua maioria, mantidos trabalhando, enquanto as diaristas foram as mais demitidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

LUANA JUNQUEIRA DIAS MYRRHA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). Em 2009 assumiu o cargo de magistério superior da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre 2014 e 2018 foi coordenadora da graduação em Ciências Atuariais e entre 2016 e 2018 foi membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFRN). Atualmente é Professora Adjunta IV no Departamento de Demografia e Ciências Atuariais e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Demografia na UFRN. Também é coordenadora do Grupo de Trabalho População e Trabalho da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) e coordenadora do projeto de pesquisa “O emprego doméstico no Nordeste frente ao novo contexto legislativo, econômico, político e social: uma análise de 2015 a 2021”, financiado pelo CNPQ. Suas pesquisas recentes têm se concentrado nos temas: mercado de trabalho, gênero, trabalho doméstico e previdência. É mãe de um filho nascido em 26/06/2013 e uma filha nascida no dia 17/12/2019. 

PRISCILA DE SOUZA SILVA , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Demografia pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDEM/UFRN). Pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará. Membro do projeto de pesquisa “O emprego doméstico no Nordeste frente ao novo contexto legislativo, econômico, político e social: uma análise de 2015 a 2021”, financiado pelo CNPQ. 

SILVANA NUNES DE QUEIROZ , Universidade Regional do Cariri

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), Mestra em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Realizou estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (2018). É professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). É professora colaboradora e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGDem/UFRN). Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (ProPGeo/UECE-2019). Coordenadora e pesquisadora do Observatório das Migrações no Estado do Ceará (OMEC/URCA), cadastrado no CNPq. Coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPEC) da URCA (2016-2017; 2019-). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP (gestão 2017-2018). Tem experiência na área de Demografia Econômica, Demografia Regional e Urbana, Economia do Trabalho e Economia Social. Atua principalmente nos seguintes temas: Migrações e Urbanização; Mobilidade Pendular e Distribuição Espacial da População; Mercado de Trabalho e Desigualdade social e de gênero; Metropolização e Cidades Médias; População e Políticas Públicas.

ANA PATRÍCIA DIAS SALES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta, lotada no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora do Grupo de Estudo Trabalho, Estado e Sociedade (GETES) e do Grupo de Estudo Violência, Trabalho e Ilegalismo (GVTI) e docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR) da UFRN. 

Downloads

Publicado

17-08-2022

Como Citar

JUNQUEIRA DIAS MYRRHA, L., DE SOUZA SILVA , P. ., NUNES DE QUEIROZ , S. ., & DIAS SALES, A. P. (2022). IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO EMPREGO DOMÉSTICO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES TOMADAS PELOS CONTRATANTES DURANTE A PRIMEIRA ONDA. Revista Da ABET, 21(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.54665

Edição

Seção

Artigos