PROCESSO EDUCATIVO DE TRABALHO: PROTAGONISMO DO TRABALHODOR E SOLIDARIEDADE SOBRE A CRISE PANDÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2020v19n02.54918

Resumo

Neste trabalho, tem-se como objetivo fazer uma reflexão sobre a iniciativa realizada pelos trabalhadores da agricultura familiar em forma de drive thru organizados através da Feira de Saberes e Sabores, uma feira que faz parte do projeto acompanhado pela Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS/UEFS). O drive thru foi pensado para viabilizar formas de comercialização com intuito de possibilitar a geração de trabalho e renda no contexto de calamidade sanitária (COVID-19). Como resultado do processo de organização do trabalho, inferiu-se que a maioria dos agricultores vivem do seu trabalho, do seu protagonismo consubstanciados na comercialização no espaço da feira. Com efeito, estes sujeitos ficaram impossibilitados de ofertar o excedente de sua produção, cuja necessidade articulada ao processo educativo de trabalho os fez apropriar-se de tecnologias digitais na perspectiva de dinamizar-se em um conjunto de elementos capaz de resultar em um protagonismo do trabalho organizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lima, J. R. O., Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade e Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); especialista em Gestão Organizacional (lato sensu) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professor Titular dos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Engenharia Agronômica da UEFS, na Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Universitária e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR). É Coordenador do Projeto Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (PIEPS) e do Projeto Feira Livre e Itinerante de Saberes e Sabores (CNPq), bem como líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário (GEPOSDEL).

Silva, S. S., Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduanda em Ciências Econômicas pela UEFS e bolsista de Iniciação científica do projeto Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS.

Moura, L. S. , Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Licenciatura em Geografia UEFS, graduanda em Engenharia Agronômica -UEFS, bolsista de Iniciação científica do projeto Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS.

Jesus, E. S., Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduando em Eng. Agronômica - UEFS, Técnico em Agropecuária - Casa Familiar Rural -CFR-PTN, integrante da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da UEFS /IEPS-UEFS.

Downloads

Publicado

20-01-2021

Como Citar

Lima, J. R. O. L., Silva, S. de S. S., Moura, L. da S. M., & Santiago, E. S. de J. (2021). PROCESSO EDUCATIVO DE TRABALHO: PROTAGONISMO DO TRABALHODOR E SOLIDARIEDADE SOBRE A CRISE PANDÊMICA. Revista Da ABET, 19(02). https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2020v19n02.54918

Edição

Seção

Dossiê: Trabalho coletivo autogestionário na América Latina