A PANDEMIA DA COVID-19 E O AGRAVAMENTO DA PRECARIEDADE DO TRABALHO DOS MOTORISTAS EM EMPRESAS-PLATAFORMA DE TRANSPORTE INDIVIDUAL EM UMA CIDADE BRASILEIRA DE MÉDIO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2022v21n1.55759Resumo
Este artigo analisa os impactos trazidos pela covid-19 aos motoristas de empresas-plataforma de transporte individual, em Juiz de Fora (MG), cidade brasileira de médio porte. Num contexto de fortes problemas socioeconômicos decorrentes da pandemia, ocupações já marcadas pela precariedade, como é o caso desses trabalhadores, são afetadas de forma mais intensa e duradoura. A pesquisa se fundamenta em aplicação de questionários, realização de entrevistas e acompanhamento de grupos de WhatsApp. Os resultados explicitam problemas estruturais como longas jornadas, desproteção, falta de transparência e diálogo com as plataformas e baixos rendimentos, agravados pelas dificuldades conjunturais. São destacados os desdobramentos futuros, considerando que essa situação tende a reforçar a precariedade laboral similarmente a diferentes plataformas digitais de trabalho em outros setores e cidades. Evidencia-se, por um lado, a impossibilidade desses trabalhadores permanecerem sem nenhuma garantia e proteção e, por outro, a urgência da atuação do Estado em relação à garantia desses direitos.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da ABET
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.