DO FÍSICO PARA O DIGITAL: UMA ANÁLISE SOBRE O NOVO TRABALHO BANCÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n2.65859Resumo
Os constantes avanços tecnológicos vêm acarretando inúmeras mudanças dentro das organizações, inclusive nas bancárias. Recentemente, a entrada de bancos digitais no setor, impeliu os bancos tradicionais a ofertarem alternativas aos seus clientes, tais como a abertura de agências digitais. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi compreender a organização da estrutura, dos processos de trabalho e o cotidiano laboral dos funcionários de uma agência digital de um banco público. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, baseada em um estudo de caso intrínseco no Banco Farroupilha. Como principais resultados, destacam-se a melhora na comunicação interna, a constituição de ambiente propício para inovação, a necessidade de habilidades de comunicação, flexibilidade e agilidade e a satisfação dos funcionários com o novo modelo de trabalho.
Downloads
Métricas
No metrics found.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Camila Brenner Godinho, Katiuscia Schiemer Vargas, Carolina Freddo Fleck

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Atribuição dos artigos é não comercial (sem derivações 4.0, isto é, Creative Commons) e o acesso é livre e gratuito para download e leitura.
Não há taxa para submissão, avaliação e publicação de artigos.
Copyright
1) Os artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. É permitida sua reprodução, total ou parcial desde que seja citada a fonte.
2) Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional.
3) Os artigos são submetidos a pareceristas "ad hoc", após prévia avaliação da Comissão Editorial, os quais podem aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões para alterações. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, bem como os nomes dos autores.
Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Patrocinador
A publicação recebe financiamento da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho.