O TRABALHO E SUA CENTRALIDADE: LIMITES E DESAFIOS

Limits and challenges

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2025v24n1.73223

Resumo

O trabalho, que surge com a modernidade, aparece como fundamento da vida social. No entanto, essa mesma importância, reiterada desde o período industrial, é negada pelo avanço das transformações técnicas e organizacionais, que precarizam e eliminam postos de trabalho, enquanto criam empregos novos, em grande parte precarizados, no setor de serviços que estão sujeitas a serem extintas. Considerando essa problemática, levantamos questionamentos sobre a centralidade do trabalho com base no pressuposto de Hannah Arendt, mais tarde desenvolvido por André Gorz, de que o trabalho tal como conhecemos é uma construção da modernidade. Questionar essa centralidade nos leva a considerar que o potencial crítico e emancipador do ser humano transcende a esfera do trabalho, e que a luta por autonomia no trabalho e a redução de sua duração, em um cenário de quarta revolução tecnológica, mudanças culturais, envolvem, cada vez mais, a compreensão dos limites da centralidade do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Herodes Cavalcanti, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS.

Herodes Beserra Cavalcanti é doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e graduação pela referida universidade. Desenvolve pesquisa a mais de uma década na área da Geografia Econômica com foco na relação entre mudanças tecnológicas no comércio e transformações na organização do trabalho no espaço urbano. Com experiência no magistério, na Educação Básica e no Ensino Superior. Em 2021, atuou como professor de Geografia no Departamento de Geografia e Planejamento Ambiental (DGPA) da Unesp de Rio Claro. Em 2023, no Departamento de Ciências Sociais da Unesp de Araraquara. No presente, atua como professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Participa do grupo de pesquisa: Migrações, Trabalho, Crises e Ensino coordenado pela Profa. Dra. Léa Francesconi, o grupo encontra-se vinculado ao Laboratório de Geografia Urbana (LABUR) e ao Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI), ambos do Departamento de Geografia da FFLCH-USP.

Downloads

Publicado

17-09-2025

Como Citar

Cavalcanti, H. (2025). O TRABALHO E SUA CENTRALIDADE: LIMITES E DESAFIOS: Limits and challenges. Revista Da ABET, 24(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2025v24n1.73223