TRABALHO BANCÁRIO E ASSÉDIO MORAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO TRT-MG

Autores

  • Luciano Diniz Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG.
  • Isabela Ferreira Henriques CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET/MG
  • Paulo Sanches CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2021v20n1.52194

Resumo

No atual contexto de restruturação produtiva, em que se observa a perda de direitos trabalhistas, a intensificação do ritmo laboral e o incentivo ao individualismo, nota-se a paulatina deterioração das relações laborais. O quadro de competição desmedida entre trabalhadores e valorização da produtividade individual favorece a ocorrência de assédio moral no ambiente de trabalho. O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas mais comuns de assédio moral sofridas por empregados do setor bancário de Minas Gerais, a partir da análise da jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, no período compreendido entre janeiro e junho de 2018. Para tanto, no presente estudo foram utilizadas pesquisa bibliográfica, documental e de levantamento. A pesquisa reafirmou a necessidade de se buscar a responsabilização do agente agressor, com o intuito de inibir tais práticas e, a partir da atuação do Poder Judiciário, atribuir potencial de transformação da realidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG.

Doutor em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Mestre em DIREITO PÚBLICO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), possui pós-graduação em BIOÉTICA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006) e graduação em DIREITO pela Universidade FUMEC (2003). Atualmente é professor adjunto III do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG. Pesquisador dos grupos de pesquisa CITIES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Cidades Inteligentes, Tecnológicas, Inovativas, Empreendedoras e Sustentáveis (CEFET-MG); NEPUR - Núcleo de Estudos e Pesquisa Urbana (PUC-SP) e LOGOS - Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais (CEFET/MG). Vice-Presidente da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural da OAB/MG.

Isabela Ferreira Henriques, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET/MG

Graduada em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Paulo Sanches, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS - CEFET/MG

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Tecnologia de Informática pelo Centro Universitario Newton Paiva, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: logística, sistemas de informação, Processos, Organizações & Métodos (O&M).

Downloads

Publicado

23-07-2021 — Atualizado em 23-07-2021

Como Citar

dos Santos Diniz, L., Ferreira Henriques, I., & Fernandes Sanches Junior, P. (2021). TRABALHO BANCÁRIO E ASSÉDIO MORAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO TRT-MG. Revista Da ABET, 20(1), 255–277. https://doi.org/10.22478/ufpb.1676-4439.2021v20n1.52194

Edição

Seção

Artigos