EFEITO DA EDUCAÇÃO SOBRE OS RENDIMENTOS DO TRABALHO PRINCIPAL DOS TRABALHADORES FORMAIS BRASILEIROS: uma análise via pseudo-painel

a pseudo-panel analysis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.64880

Resumen

Este trabalho analisa, baseado na equação minceriana, o retorno salarial à educação para trabalhadores formais no Brasil. O efeito da educação sobre os rendimentos do trabalho principal foi modelado em um intervalo de vinte anos controlando os vieses de heterogeneidade não observada e de seleção amostral. Para tal, foram empilhados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos 1995 e 2015. Após a aplicação, dois estágios de Heckman e os resultados apontaram um retorno crescente do prêmio da educação nos níveis de ensino analisados para homens e mulheres, mas, de maneira geral, o retorno da educação apresentou queda ao longo do tempo. Analisando o impacto por setores da economia, observou-se que o setor agrícola foi o mais penalizado e que houve diminuição do prêmio da educação para os homens em todos os setores, em 2015, enquanto, para as mulheres, constatou-se um acréscimo salarial em grande parte dos setores, ajudando a reduzir o gap salarial existente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Wiron José Saraiva Matos, Universidade Federal de Viçosa

Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduação em Ciências Econômicas pela UFV. Durante a graduação atuei pela Empresa Júnior de Economia (EJESC-UFV) e pela Liga Universitária Viçosense de Esportes (LUVE-UFV).

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa.

Evandro Camargos Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Possui doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é Professor Associado II do Departamento de Economia da UFV e trabalha com Desenvolvimento Econômico, particularmente com os seguintes temas: criminalidade, saúde, educação e pobreza.

Rafael Faria de Abreu Campos, Universidade Federal de Viçosa

Doutor em Economia Aplicada (2021) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG), Mestre em Economia Aplicada (2016) pela Universidade Federal de Viçosa (PPGEA/UFV), Bacharel em Ciências Econômicas (2014) pela Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV) e Técnico em Administração de Empresas (2008), com ênfase em Gestão de Negócios, pelo Centro de Educação Tecnológica Gal. Edmundo de Macedo Soares e Silva da Fundação Companhia Siderúrgica Nacional (CET/Fundação CSN). Atualmente, Professor no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa), Pós-Doutorando em Economia Aplicada no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV), Pesquisador do Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada do Cedeplar-UFMG (Nemea/Cedeplar-UFMG) e do Grupo de Inovação e Desenvolvimento (Gpid) no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa (DAD/UFV), e Coordenador do Urban and Regional Economics Working Group (URE-WG) na Young Scholars Initiative of Institute for New Economic Thinking (YSI/INET). Foi Professor (2022) no Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia), Professor Substituto (2020-2022) na Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV), Visiting Scholar pela Fulbright (2018-2019) no Regional Economics Applications Laboratory at the University of Illinois at Urbana-Champaign (REAL/UIUC), Consultor (2017-2018) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Projeto Rural Sustentável (PRS) e Pesquisador (2016-2017) da Sub-Rede de Economia na Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Possui experiência em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada via, principalmente, Modelagem Baseada em Agentes, Dinâmica de Sistemas, Análise de Redes Sociais, Equilíbrio Geral Computável e Métodos Quantitativos. Área de atuação: Economia dos Recursos Naturais e Ambientais.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

Saraiva Matos, W. J., da Cunha Cassuce, F. C., Camargos Teixeira, E., & Faria de Abreu Campos, R. (2024). EFEITO DA EDUCAÇÃO SOBRE OS RENDIMENTOS DO TRABALHO PRINCIPAL DOS TRABALHADORES FORMAIS BRASILEIROS: uma análise via pseudo-painel: a pseudo-panel analysis. Revista Da ABET, 23(1). https://doi.org/10.61999/abet.1676-4439.2024v23n1.64880