O FALAR NORTE MATO-GROSSENSE: APONTAMENTOS SÓCIO-SEMÂNTICO-LEXICAIS SOBRE A LEXIA BAMBURROU / <i> THE TALK OF THE NORTH MATO GROSSO: SOCIO-SEMANTIC-LEXICAL ACCENTS ON THE LEXIA BAMBURROU
Resumo
O principal propósito desse artigo é descrever, apresentar e analisar um recorte do falar, sob a nuance da lexia bamburrou, de acordo com fatores diatópicos e aspectos de natureza sociocultural, em quatro municípios situados no norte do Estado de Mato Grosso e fundados a partir da ação da Colonizadora Sinop S.A.: Sinop, Vera, Cláudia e Santa Carmem. Esse estudo, de natureza dialetológica, procurou averiguar os mecanismos que levaram e ainda levam migrantes de diferentes regiões brasileiras a deslocaram-se de seus lugares de origem para esse espaço geográfico, integrante da Amazônia Legal, e como essa pluralidade de modelos linguísticos e culturais ‘fundiu-se’ e influenciou na formação e expansão do português na região.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.