A sequência do "casamento" no conto maravilhoso popular frances
Resumo
Numa analise de 66 contos-tipo tornados de um corpus do conto maravilhoso popular frances, o autor considera, a titulo de hipotese de trabalho, o "casamento" mo uma sequencia narrativa.— e nao como uma funçao proppiana — e procura observar como essa seqiiencia se articula ou se modifica para integrar-se sem dificuldade em diferentes narrativas e estabelecer o inventário dos elementos que essa sequencia pode carrear ou encobrir. Restringindo-se ao dominio narrativo, sem, no entanto, ignorar a importancia das perspectivas historica, psicologica, sociologica, postula que o corpus escolhido, daquele ponto de vista, e homogeneo. O casamento e estudado, primeiramente, como ato de comunicagao, levantando-se seus elementos constitutivos: sujeitos, objetos,programas narrativos; a atribuifao, a renuncia, o fazer reflexive; introduz-se o fazer transitivo, os novos sujeitos que lhe correspondent, a oposiçao destinador/ destinatario e as formas de transferencia: o dom (atribuifao/renuncia), o roubo (atribuiçao/desposse iencia do casamento enquanto performance, ou seja, o casamento como o fim (objetivo) da narrativa. A performance ("prova principal") pressupoe a competencia nas modalidades querer-fazer, saber-fazer, poder-fazer (querer--desposar, dever-desposar, poder-desposar). Opoe-se, entao riqueza/pobreza;elevafao/humildade. Outras vezes, o conto popular parece propor um tipode comunicagao participativa. O casamento e visto, mais adiante, como competencia,seja como modalidade do poder, seja do querer. O casamento efreqiientemente utilizado como um operador para uma transformasao ao nfvelsocio-economico. O casamento constitui o poder-ascender a riqueza e a eleva?ao.Finalmente, o autor tece considera?oes sobre as relafoes entre rito e narrativa,performance e competencia, aproximando-se o cursus iniciatico da organiza?aoda narrativa. Procura estudar o jogo e a funjao do saber. Distribuindo-se diferentemente o saber pelas personagens, estabelecem-se dimensdes narrativasdistintas. A disjunçao do ser e do parecer permitem obter o secreto, a mentira e o falso. Examina-se o papel das substituições e das metamorfosesDownloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.