O sistema da leitura
Resumo
Diante da irreversibilidade do piano, a leitura viu-se sempre diante de um impasse: a interpretaçao. Outras técnicas conseguiram mascarar essa interpretaçao em nome de uma certa cieritificidads. O texto manteve-se, entretanto,como um objeto sacralizado. Em seguida, sua organizaçao formal e vista com organizaçao significante pardigmatica e sintagmatica e nao semantica. Trata-sede passar do piano a estruturaçao através da estrutura. O que o texto recusa e a leitura como modificafao. Ele impõe, ao contrario, uma instancia do verossimil discursivo que absorve o discurso do real, para dotá-lo de sua não-transparencia. Entre a recusa e a imposiijao, so resta o lugar da leitura como operaçao de compensação ao funcionamento significativo da linguagem, que visa devolver ao texto as possibilidadss articulatorias que uma maquina repressora da produçao simbolica lhe vem suprimindo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.