Modele sequentiel du comportement linguistique
Resumo
Como a linguagem possui processos que dependem de outros processos, postulamos que a aprendizagem comece por um momento de descoberta, cuja gramatica (Gj) tem apenas regras de analise, implicando num signo previo,
compacto e inarticulado, sujeito depois a sucessivos recortes que permitem ao comunicante adquirir o processo fundamental da linguagem: um conjunto de elementos se integra num novo elemento de nivel superior (processo coesivo).0 momento da redescoberta e a sua gramatica (G2 ) dixam o comunicante reconhecer o processo coesivo, de conquista anterior, e o levam aos outros processos que constituem apenas disturbios do primeiro.Considerando que os elementos independentes ocorrem primeiro k mente, o emissor deve dispor de dois momentos. O semiotico, qu e o inicial, possui uma gramatica (Ga ) livre de ordenamento, porque o elemento independente e sempre anterior, e de variantes, porque o signo e encontrado sob pressao de um impulso, conhecido pelo comunicante, e e constituido pela descoberta do significado com base no impulso e do significante com base no significado por fases sucessivas e isoladas. O momento acustico, que e o segundo, precisa de uma gramatica (G4 ) para ordenar o signo e impor-lhe ou restringir-lhe variantes de signos e fones dependentes de contexto. Com comunicantes ideais, devem ser iguais os produtos de (G4 ) e (G2 ).Entretanto, como a linguagem retira o emissor de um momento extralingui'stico e leva o receptor a um momento extralingiustico, deve existir um momento mental que permita ao comunicante a analise do acontecimento por meio de um conjunto de regras a que chamamos tambem gramatica (Gn ),ainda que opere sobre imagens, nunca sobre signos. Alem disso, como (G0 ) e (Gj) se apoiam em analise estrita de alguma coisa compacta e inarticulada (imagem ou signo), segue-se que representam um momento semiotico anterior ao linguistico, implicando numa competencia e num desempenho que abarcamos linguisticos.
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