ABORDAGEM SOCIOSSEMlOTICA DO DISCURSO POLITOLOGICO
Resumo
O Autor faz uma abordagem sociossemi6tica do artigo de quatorze piginas - "Une geographie de l'opinion publique est-elle possible?" - de Andre Siegfried (1875-1959).Apos a determinaSao dos grandes eixos sintagmaticos do texto, algumas questoes epistemologicas, que mostram os princi'pios da organizaçao paradigmatica do discurso,serao examinadas. Tenta demonstrar que o sujeito e o objeto do conhecimento nao sSo instaurados, ao mesmo tempo, de uma maneira especi'fica que da conta de seu estatuto e de seu grau de cientificidade. De um lado o sujelto-enunciador, até certo ponto, tornou-se um sujeito qualquer, tendo sua competincia politologica adquirido um come?o de autonomia em relaçao a opiniao publica; por outro lado, esta ultima, começa a aparecer como um objeto construído, cujo carater intangivel se destaca, de certo modo, das condiSoes de afinidade relacionadas a compreensSol subjetiva do "vivido".Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.