O PROCESSO DIDATICO
Resumo
Neste artigo, o autor tentou tomar certo recuo em relA9»o a* dfatftleaf particulars e evidendar estruturas gerais (diditlca formal) que perniltam for mar uma id£la mais objetiva, mais independents do conteudo espocifico e do« embaM- (jos de uma metodologia em moda.Para tanto, lntroduziu certo mSmero de nogfies chavea, a saber: o proceno didátlco concebido como uma transformação continua (5 23.2.). numa rituafo didática ( § 2 2 ) que compreende clnco componentes necessarios e suflcientet, que conduz a um compromise didático (8 3.). 0 educando i caracterfcado por um tnter-saber inttivel, que pode ser descrito em termos de complexo microuiitemtco ( § 4 3.1.) dependente mais da plauslbtHdade que da probabilidade. Este modelo (S 4.3.2.) pode ser e.tendido a nos®> de Hngua ( | 4.3.4.). o» seus principals motores aSo a extrapolafjb enaldgica e a tramgressSo (i 43J . ).Enfim numa perspectiva de aperfeiçoamento do rendimento didático. o auto* propOe cinco pottuladot fundamentals (I 5.) de que .eriam tributfaiaa a maioria das metodologias didáticas disponiveis.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.