O PROCESSO DIDATICO

Autores

  • YVES GENTILHOMME

Resumo

Neste artigo, o autor tentou tomar certo recuo em relA9»o a* dfatftleaf particulars e evidendar estruturas gerais (diditlca formal) que perniltam for mar uma id£la mais objetiva, mais independents do conteudo espocifico e do« embaM- (jos de uma metodologia em moda.Para tanto, lntroduziu certo mSmero de nogfies chavea, a saber: o proceno didátlco concebido como uma transformação continua (5 23.2.). numa rituafo didática ( § 2 2 ) que compreende clnco componentes necessarios e suflcientet, que conduz a um compromise didático (8 3.). 0 educando i caracterfcado por um tnter-saber inttivel, que pode ser descrito em termos de complexo microuiitemtco ( § 4 3.1.) dependente mais da plauslbtHdade que da probabilidade. Este modelo (S 4.3.2.) pode ser e.tendido a nos®> de Hngua ( | 4.3.4.). o» seus principals motores aSo a extrapolafjb enaldgica e a tramgressSo (i 43J . ).Enfim numa perspectiva de aperfeiçoamento do rendimento didático. o auto* propOe cinco pottuladot fundamentals (I 5.) de que .eriam tributfaiaa a maioria das metodologias didáticas disponiveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS