OS NOMES COMO MARCADORES IDEOLóGICOS
Resumo
Este trabalho e parte de uma pesquisa em que discutimos a inter-relaçao nome, identidade, cultura, em diferentes sistemas etno-linguisticos. Como unidades significativas, os nomes s comportam modalizagdes distintas, segundo os modelos semióticos dominantes no meio analisado. Sdo recortes de uma realidade vivenciada, conscientemente ou não, pelo denominador isolado ou pelo prdprio grupo, numa absorsão coletiva dos valores especiais que representam a mentalidade do tempo histórico ou ethos grupal.No texto onom&stico, os esquemas denominativos podem se revelar adequados ou contrarios a esses principios, tabunizados ou interditos ao uso, dentro de determinadas circunstâncias ambientais.De qualquer forma, revelam padrões motivadores vigentes e suas influencias objetivas ou subjetivas.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.