PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE ESTRUTURAL E FUNCIONAL DE DESCRITORES DE GLOSSÁRIOS TÉCNICO-CIENTIÍFICOS
Resumo
A Autora apresenta, na primeira parte do artigo: 1) o historico, os objetivos e o desenvolvimentodo PRODOL - "Projeto de Desenvolviniento da Operagao Linguagem"- concebido dentro da a?ao global de aperfeigoamento do Sistema de InformagoesEstatisticas para Educagao e Cultura - SIEC - tendo como orgao coordenadoro Servigo de Estati'stica da Educagao e Cultura do Ministerio da Educagao e Cultura -SEEC/MEC - e desenvolvido pelo proprio SEEC/MEC e pelas Secretarias de Educagaodas Unidades Federadas, no pen'odo de 1975 a 1979, do II Piano Setorial deEducagao e Cultura; 2) O / Glossario de Termos Utilizador na Estathtica Educational,produto do referido Projeto, e apresentado pela Secretaria de Informatica, do MEC,com a colaboragao do MUDES - Fundagao Movimento Universitario de DesenvolvimentoEconomico e Social - no que se refere a sua oiganizagao, elaboragao e editoragao.A Autora dedica a segunda parte do artigo a exposigao da Metodologia deAnalise Estrutural e Funcional de Descritores de Glossarios Tecnico-Cientificos,documento que elaborou na qualidade de Consultora Tecnica de Lingui'stica do projetoem Sao Paulo, e que serviu de base metodologica pura as fases regional e nacionaldesse mesmo projeto. Sua elaboragao levou em conta os trabalhos realizadosna fese estadual e o documento foi discutido em reunioes dos grupos de trabalho decoordenagao e dos grupos de apoio tecnico. Reconhece-se a importancia de metodologiascienti'ficas que respaldem projetos de linguagem documentaria e acesso ainformagao. Por outro lado, os problemas levantados por tais projetos e glossariosinteressam aos especialistas de Lingui'stica, Informatica, Sociologia, Pedagogja, dentreoutros. O processamento adequado da informagao constitui uma das condiqoes:ia do trabalho pedagogico,:e papel - na vida economidodesenvolvimento cienti'fico e tecnologico, da eficiendo melhor desempenho da administra^ao. Dai o relevanca, poli'tica e social - do levantamento de dados, de sus organiza?ao, armazenagem,recuperagao e da disseminagao e acesso a informagao. A metodologia proposta pelaAutora define criterios lingih'sticos e operacionais, para a analise dos descritorespara a formulagao e a critica dos conceitos correspondscienti'ficos.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.