A REVIEW OF THE LINGUISTIC RESEARCH ON DEFINITE DESCRIPTIONS
Resumo
Este artigo apresenta um resumo da literaturalinguistica sobre os tipos de usos de descrigdes definidas (sintagmasnominais com o artigo definido). Descrigdes definidas tim sidoestudadas extensivamente por linguistas, fildsofos, psicologos, elinguistas computacionais. As teorias discutidas neste artigo nosajudam a entender o problema da interpretagdo de descrigdesdefinidas. Apresentamos trabalhos sobre as vdrias maneiras comque descrigdes definidas relacionam-se com antecedentes textuaise/ou com o contexto. Apresentamos uma comparagdo determinologias apresentadas por diferentes autores atraves detabelas de exemplos de descrigdes definidas.Esta revisdo 6 motivada pela necessidade de entendimentodo papel das descrigdes definidas para o processamente de coreferencias.O processamento de termos co-referentes tem sidolargamente abordado nas areas de processamento de linguagemnatural, inteligSncia artificial, e linguistica computacional. Este temaplicagdes diretas na drea de extragdo automdtica de informagdes.Muitos dos trabalhos conhecidos nesta drea tratam descrigdesdefinidas como um caso especial de resolugdo de andforas. Comeste artigo apresentamos uma revisdo de diversos trabalhos da dreade Linguistica sobre o uso de descrigdes definidas que revelam acomplexidade do problema, o qual acreditamos merecer umtratamento diferenciado.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.