A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ARQUITETO NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTORICA DA RELAÇÃO ENTRE A PRIMAZIA DOS FATORES POLITICO-ECONOMICOS DA RACIONALIDADE TÉCNICA E AS POSS1BILIDADES EMANCIPADORAS DA ARTE IDEOLOGICAMENTE NEGADAS.
Resumo
O estudo realiza um levantamento histórico da formação do arquiteto no Brasil, buscando identificar os processos políticos e sociais que vem interferindo na configuração dessa formação, nos períodos de sua vigência e o que tem motivado as alterações dos currículos propostos. A pesquisa revela como o perfil do arquiteto vem se transformando ao longo do tempo, em função das perspectivas do mercado de trabalho, ampliando o campo de atuação desse profissional. Por outro lado, o debate atual aponta para uma predominância de componentes técnicos em detrimento da formação humanista e artística na arquitetura -informação que possibilita o questionamento critico sobre os rumos dessa formação que nega, ideologicamente, as possibilidades emancipadoras da arte.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.