Multilinguísmo e Terminologia: estudo comparativo português/francês de termos da área da economia e do comercio
Resumo
O presente artigo tem por objetivo relatar parte da pesquisa realizada para a nossa tese de Doutorado (Universite Lyon 2,2002). Por meio de um estudo comparativo de termos da área da economia e do comercio, coletados na imprensa brasileira no decorrer dos anos 1991 e 1992, e de seus equivalentes em francês, tentamos mostrar como uma abordagem multilíngue em terminologia pode constituir uma ajuda preciosa no domínio dos conceitos, e como o estudo da denominação em duas ou mais línguas pode permitir o acesso ao arquiconceito.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.