Marginalização e cultura: a figurativização do negro no cancioneiro popular (Marginalization and Culture: the figurativization of the black person in the popular cancioneiro)
Resumo
Este artigo tem como objetivo precipuo analisar as cantigas tradicionais, buscando observar como a imagem do negro e (des) construida nesse gênero da literature popular. Para tanto, utilizou-se um corpus constituido por cinco peças. Destas, quatro focalizam o ser feminino e uma gira em torno do ente masculino. Da análise, emergiram caracterizações de natureza ideologica que se encontram subjacentes aos textos. Salienta-se a ideologia de segregação etnica que há nessa representação lúdica, pois, embora cantada e representada por crianças, deixa transparecer uma visao discriminatoria e preconceituosa sobre a mulher e o homem de cor.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.