De Adorno & Horkheimer (Formation and work in dialectic of enlightenment by Adorno & Horkheimer)
Resumo
Este artigo realiza um exerclcio reflexivo sobre a formação do individuo pela educação e pelo trabalho, considerando o conceito de esclarecimento desenvolvido por Horkheimer e Adorno, com base na dialética negativa. Duas hipóteses são verificadas: 1) no pensamento de Horkheimer e Adorno, a formação burguesa permeia tanto a formação do senhor quanto a do trabalhador e nela reside, ao mesmo tempo, o mote do aprisionamento e a fagulha libertadora; e 2) a formação burguesa, segundo esses autores, se da a partir do medo, que gera dominação e violência.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.