IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LINGUAGEM TÉCNICO-CIENTÍFICA NO SÉC. XXI

Autores

  • Marieta Prata de Lima DIAS

Resumo

Se fizermos uma viagem relâmpago pela história do conhecimento,constatamos que, após nosso ancestral primitivo ter descoberto que poderiaprolongar seu braço para apanhar um fruto de uma árvore usando uma vara, houveinfinitas outras descobertas. Tal facilitação do trabalho físico permitiu tempopara filosofar, para a curiosidade intelectual e toda essa descoberta urgia sercomunicada socialmente. A escrita hieroglífica foi seguida pela cuneiforme, atéque os fenícios criaram a primeira escrita alfabética e reduziram os inúmerossímbolos das anteriores a trinta letras, permitindo a produção dos livrossagrados (Bíblia e Vedas). Com os gregos, foi lavrada a certidão de nascimentoda ciência que conhecemos; essa,desde então, especializou-se sempre mais e omelhor meio de expressar o conhecimento é a linguagem verbal. As ciênciasbuscam uma concepção universal do mundo; portanto, há um recorte da realidademais igualitário, cuja consequência é a possibilidade de que os conceitoscientíficos possam ser mais iguais entre as línguas do que os da linguagemcomum, assim como as relações e os respectivos sistemas. Os sistemasconceituais da linguagem comum (LC) diferem dos da linguagem de especialidade(LSP), já que aquela impõe seus conceitos à realidade e estas tratam dereconhecer os limites dentro da realidade. Dentre os inúmeros desafios daeducação do século XXI,temos o do ensino da linguagem técnico-científica. Neste artigo dialoga-se com vários pesquisadores que sepreocupam com esse desafio e faz-se uma reflexão sobre algumas práticasatuais. Ao final, propõe-se a neonímia<termo-paráfrase> e uma sequênciametodológica para esse ensinar e aprender. Completando com citações depesquisadores de áreas diversas, conclui-se que épreciso suscitar mais ainda essa preocupação na educação brasileira.

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Marieta Prata de Lima DIAS

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