O SENTIDO E OS ROMANCES ORAIS TRADICIONAIS
Resumo
Os romances orais tradicionais manifestam-se em múltiplasversões realizadas e transmitidas oralmente em espaços diversos e num grandealongamento temporal, assim sofrendo um processo dinâmicode transformação. A sua forma de representação elíptica, caracterizada porraras descrições, forte predominância do diálogo e uso frequente de expressões formulísticas e motivos, pode confundir-se comuma escassez de recursos narrativos e induzir uma interpretação superficial dosentido. No entanto, os romances são dotados de universos de significação altamente estruturadose complexos, mas, para que o seu sentido se revele plenamente, haverá queidentificar e analisar os processos de significação próprios do romanceiro.Dos mecanismos formais destacam-se o uso de expressões formulísticas e demotivos. O acesso ao conhecimento do seu programa narrativo completo éexecutado pela segmentação do “texto” em sequências, tanto as que sãodiscursivamente atualizadas como as implícitas ou implicadas, partindo do conhecimentode um conjunto de normas e valores, tendo em conta que os romances reproduzemcomportamentos humanos em sociedade. Para além de identificar as linhas de sentido de um romance,há a considerar que a atividade criadora e transformadora dos produtransmissores,exercida tanto na estrutura verbal como na estrutura temática, produz efeitos no sentido.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.