ESTUDO DO ESTILO COMO DESVIO DE UMA NORMA
Resumo
Esteartigo trata do desvio, enquantodesvio do código e não da norma, um erro intencional que se configura como estilo. O desvio pode, pois, ser interpretadocomo erro ou como acerto. O efeito do erro enquanto estilo varia conforme ograu de probabilidade de ocorrência em determinado contexto – se for alto ograu, o efeito do estilo é mais leve; se elevado, o efeito é mais forte. Oestilo pode estar em função do falante ou do universo do discurso. Em função dofalante, por exemplo, cabe ao redator de cada veículo noticioso reproduzir asnotícias, em consonância com cada veículo e cada órgão de informação. Em funçãodo universo do discurso, por exemplo, a paráfrase, a paródia e estilização sãograus de desvios diferentes do texto original. Em outras palavras, o sujeito deenunciação se projeta, em maior ou menor grau, sobre o fato enunciado e suaescolha, seleção e organização dos instrumentos oferecidos pelo sistemalinguístico marcam o efeito de estilo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.