INCLUSÃO E MERCADO DE TRABALHO: UM CORPO PRODUTIVO OU UM DISCURSO QUE SEGREGA?
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentidos quecirculam no discurso sobre a inclusão do sujeito com deficiência no mercado detrabalho, agregado a estratégias disciplinares e mecanismos de biopoder. Usamosos preceitos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, a partir dodiálogo entre Michel Pêcheux e Michel Foucault para escavar os sentidos naspráticas discursivas, ligados a acontecimentos e redes de memória, sempre comfoco nas relações de poder e saber. O nosso alvo de investigação é o discursoda Revista Sentidos, uma produçãomidiática destinada à inclusão da pessoa com deficiência. A partir dosdeslocamentos históricos, ressaltamos como foi possível ao corpo comdeficiência sofrer os efeitos do poder de normalização para ser consideradoprodutivo e inserido no mercado de trabalho. Entretanto, o discurso é sempreligado a procedimentos de controle e seleção, fazendo com que certos enunciadospossam ser ditos e outros silenciados. Com isso, é possível perceber os modosde subjetivação do sujeito, além das movências de sentido para a deficiência eo trabalho nessa materialidade discursiva.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.