A TERMINOLOGIA DAS FEIRAS DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS
Resumo
OSetor feirístico tem grande relevância no cenário econômico nacional einternacional e está em constante expansão. O objetivo geral deste trabalho éanalisar as principais variantes linguísticas encontradas no conjuntoterminológico das feiras de negócios. Nossa pesquisa está baseada nas teoriasde Cabré (1993, 1999), Barros (2004), Krieger&Finatto (2004), Alves (2007),Barbosa (2009), Dubuc (1985), Berber Sardinha (2004), Babini (2006) e Faulstich(1998). Para efetuarmos esse trabalho constituímos dois corpora de textosespecializados, um para a língua inglesa e outro para a língua portuguesa.Sucessivamente, procedemos à coleta dos termos por meio de software paraprocessamento de corpora e essestermos foram organizados em dois sistemas nocionais, um para a línguaportuguesa e outro para a língua inglesa. Em seguida, procedemos à análise dosprincipais tipos de variantes encontradas em nosso conjunto terminológico.Dentre elas, as que tiveram maior produtividade são as variantes lexicais,seguidas das variantes gráficas, morfológicas e sintáticas.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.