A TERMINOLOGIA DAS FEIRAS DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DAS VARIANTES LINGUÍSTICAS

Autores

  • Ariane Dutra Fante GODOY
  • Maurizio BABINI

Resumo

OSetor feirístico tem grande relevância no cenário econômico nacional einternacional e está em constante expansão. O objetivo geral deste trabalho éanalisar as principais variantes linguísticas encontradas no conjuntoterminológico das feiras de negócios. Nossa pesquisa está baseada nas teoriasde Cabré (1993, 1999), Barros (2004), Krieger&Finatto (2004), Alves (2007),Barbosa (2009), Dubuc (1985), Berber Sardinha (2004), Babini (2006) e Faulstich(1998). Para efetuarmos esse trabalho constituímos dois corpora de textosespecializados, um para a língua inglesa e outro para a língua portuguesa.Sucessivamente, procedemos à coleta dos termos por meio de software paraprocessamento de corpora e essestermos foram organizados em dois sistemas nocionais, um para a línguaportuguesa e outro para a língua inglesa. Em seguida, procedemos à análise dosprincipais tipos de variantes encontradas em nosso conjunto terminológico.Dentre elas, as que tiveram maior produtividade são as variantes lexicais,seguidas das variantes gráficas, morfológicas e sintáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Dutra Fante GODOY

Maurizio BABINI

Downloads

Edição

Seção

ARTIGOS