"COLAR DE CAROLINA": TRADUZINDO UM 'POEMA-TETRIS' DE CECÍLIA MEIRELES PARA O INGLÊS
Resumo
Alguns poemas de Ou isto ouaquilo, de Cecília Meireles, são brincadeiras com a própria tessituraorgânica do português, construídos quase que "silabicamente", como o"Colar de Carolina", por exemplo. A princípio, a autora singularizaum momento – no caso, a imagem de uma menina correndo entre colunas erguidas numacolina – como se o fotografasse mentalmente, e então, a partir de algumassílabas-chave, ela vai revelando a fotografia ao leitor, verso a verso, feitoum "poema-tetris": como blocos que caem 'do céu', as sílabas sãodeslocadas para a direita, ou para a esquerda, ou podem sofrer um movimentorotatório (com consequente inversão na ordem das letras), até se encaixarem noespaço reservado, a priori, pelapoeta. São poemas de linguagem aparentemente singela que, no entanto, colocam otradutor num impasse: e se, na tentativa de manter as regras do jogo (a saber,construir o poema a partir da recombinação de fonemas dados inicialmente), otradutor se vir instado a redefinir a imagem fotografada pela autora? E se, natentativa de manter a imagem fotografada pela autora, o tradutor se vir instadoa mexer nas regras do jogo? Na tradução poética para crianças, a "naturalizaçãoreinventada", possível meio-termo, às vezes é a saída para driblar o velhodilema "forma versus conteúdo", constantemente reinventado.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.