A Fenomenologia e a Semiose das Instituições de Ensino Superior (The Phenomenology and semiosis of Higher Education Institutions)
Resumo
Este trabalho tem por finalidade abordar a fenomenologia e teoria semiótica, incluindo um esboço sobre signo, objeto e Interpretante na Semiótica de Charles Sanders Peirce aplicado às instituições de ensino superior (IES). A experiência imediata da vida social situa-se sempre em grupos: a família, a classe. os amigos. No trabalho, o horizonte imediato da experiência é sempre constituído por grupos: é a equipe na empresa, o grupo de estudos na escola, a equipe de projeto. Nessas organizações, emerge um novo elemento: o grupo é aprisionado num sistema institucional, a organização, em que se distancia a possibilidade de ação direta sobre as decisões, criando um sentimento de impotência, pois as decisões são tomadas em outro lugar sem que seus integrantes sejam consultados.Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.