DOS NOMES DE LUGARES À DISCUSSÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: APONTAMENTOS PRELIMINARES A RESPEITO DO USO DO SOFTWARE TOPONÍMICO
Resumo
O objetivo deste texto é proporcionar uma reflexão sobre como informações de cunho sócio-históricas, geográficas, antropológicas, ideológicas e etimológicas (origem) a respeito de elementos urbanos e físicos do estado do Tocantins, as quais deverão ser disponibilizadas em um software, podem fomentar e ampliar, do ponto de vista do currículo, o leque de conhecimentos escolares de determinados conteúdos de Geografia e de História do ensino fundamental. Utilizamos como percurso teórico-metodológico os autores: Andrade (2013), Holzer (2003, 1999), Moreira e Candau (2007), Saviani (1995) e os seguintes documentos oficiais: Brasil (2013, 2002).
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.