PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO NORTE DO ESTADO DE MATO GROSSO: REFLEXÕES SEMÂNTICO-LEXICAIS
Resumo
Este artigo, que se fundamenta nos procedimentos metodológicos da Sociolinguística e da Geolinguística contemporânea, tem o propósito principal de apresentar o projeto Atlas Linguístico do Norte do Estado de Mato Grosso e de mostrar o registro de variantes semântico-lexicais trazidas por grupos distintos de migrantes ao Norte de Mato Grosso. Os resultados de pesquisa nos mostram que há uma enorme diversidade linguística neste espaço geográfico em análise. Os fatores extralinguísticos destacam-se como os principais responsáveis por esta diversificação, principalmente, as origens geográficas, o contato dialetal entre migrantes e o tempo de escolaridade. Compreende-se que o estudo dessa diversidade e a elaboração de um atlas linguístico nesta região do país, integrante da Amazônia Legal, possam contribuir para o reconhecimento das diferenças sociais e linguísticas, as quais podem levar a uma nova postura da escola diante do ensino da língua materna e do tratamento das diversidades.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.