ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO SOB A ÓTICA DAS GRAMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS: CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA GERATIVA
Resumo
Pesquisas em Gramática Gerativa têm evidenciado que o Português Brasileiro (PB) vem passando por um processo de mudança em progresso no que se refere a aspectos morfossintáticos relacionados, por exemplo, aos sujeitos, objetos e ordem de palavras, resultando na emergência de uma nova gramática (cf. ROBERTS; KATO, 1996; KATO; NEGRÃO, 2000, GALVES, 2001). É defendido que esse processo pode ser explicado pelo enfraquecimento do paradigma de flexão verbal e reorganização do paradigma pronominal nessa língua. Diante disso, este artigo tem como finalidade precípua investigar se gramáticas contemporâneas baseadas nos usos do PB estão incorporando em suas análises as contribuições dos estudos de base gerativista, a fim de ampliar a descrição e explicação desses usos. Para tanto, selecionamos para esta pesquisa duas gramáticas, a saber: Gramática do Português Brasileiro, de Mário A. Perini e a Nova Gramática do Português Brasileiro, de Ataliba T. de Castilho. Em linhas gerais, os resultados apontam que essas obras não só apresentam uma descrição mais condizente da nossa realidade linguística, como também estão calcadas em novas perspectivas de análise gramatical embasando-se em estudos científicos da linguagem, em particular, de base gerativista, o que representa, em certa medida, uma radical mudança na história dos compêndios gramaticais brasileiros.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.