A SEMIÓTICA COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE DE TEXTOS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Dentre as várias teorias que auxiliam o trabalho com o texto nas aulas de línguas, o presente trabalho tem como objetivo expor, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da semiótica de linha francesa (greimasiana), uma proposta para a análise de texto nas aulas de língua inglesa (BARROS, 1990; FIORIN, 2002, 2004; LIMOLI & NETO, 2001; entre outros). Como exemplificação prática, optamos pela análise da fábula “The Lion in Love”, de Ésopo. Ressaltamos que a escolha desse gênero é meramente para ilustração prática da teoria escolhida, uma vez que é possível aplicá-la aos diversos gêneros textuais presentes nas esferas sociais e trabalhados em sala de aula. Nosso foco é em aulas de inglês no Ensino Médio, o que não invalida a aplicação dessa teoria em outros segmentos educacionais. Esperamos contribuir oferecendo uma opção a mais para se trabalhar com o texto, aumentando o número de procedimentos didáticos disponíveis para o professor utilizar nas aulas de línguas.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.