O PAPEL DO CONTEXTO NA TEORIA DA METÁFORA DE PAUL RICOEUR
Resumo
A metáfora é epistemológica? O objetivo deste artigo é considerar a metáfora uma ferramenta legítima para desvelar o mundo da poesia, a partir da proposta oferecida por Paul Ricoeur em La métaphore vive (1975). Parte-se da hipótese de que a metáfora é um instrumento heurístico, por isso ela está apta a buscar novas informações sobre o mundo. Para pesquisar as metáforas no campo discursivo e gramatical, Ricoeur, inicialmente, ancora-se na nova retórica de Ivor Armstrong Richards (1936), mais especificamente a partir da obra Philosophy of rhetoric, em que o contexto tem um papel importante nos estudos discursivos, onde a teoria da interação tem seu lócus garantido. Seguindo esse mesmo modus operandi, Ricoeur desenvolve a teoria da metáfora na gramática lógica, a partir da obra Modelos y metáforas (1966) de Max Black, para quem a metáfora só pode ser interpretada, quando falante e ouvinte compartilham dos “lugares comuns associados”, conceito importantíssimo para Ricoeur (1975) compreender o funcionamento do referido tropo.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos submetidos a revista Acta Semiotica et Lingvistica estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.